Nando 10/12/2010
Minha Resenha no Sobre Livros:
Originalmente publicada em:
http://www.sobrelivros.com.br/resenha-os-astrounautas-de-yaveh-j-j-benitez/
O livro que vou resenhar é um dos lançamentos da Editora Planeta e me foi gentilmente cedido para resenha. =]
Antes de iniciar devo esclarecer que as opiniões de J.J. Benítez não refletem exatamente as minhas e nem as de qualquer integrante do Sobre Livros. Não estamos aqui para falar das crenças de ninguém, mas sim para analisar o livro.
Polêmico e instigante. São as duas frases que melhor definem esse livro.
“Os Astronautas de Yaveh” não é um livro do tipo a que estou acostumado a resenhar. Pra começar, ele não conta uma historia; porém também não é um livro de auto-ajuda. Na falta de um termo melhor, classifico-o como “livro cientifico” já que em suas paginas, J.J Benítez expõe suas pesquisas de anos sobre dois dos assuntos mais polêmicos que existem: Religião e Vida Alienígena.
“Pois bem …”, você pode pensar, “… onde os dois temas se encaixam?”.
Essa é na verdade a premissa do livro, mostrar os pontos em que esses dois temas controversos se cruzam, pelo menos na opinião do autor, que é Ufólogo e Jornalista.
Analisando trechos da Bíblia e de Livros Apócrifos ele traça paralelos entre descrições como “coluna de fogo” e “Glória de Yaveh”, e descrições atuais sobre aparições de óvnis para lançar sua teoria: Os anjos da Bíblia podem ter sido seres extraterrestres muito evoluídos que vieram a mando de Deus nos orientar.
O autor lança varias passagens explicando como ele acha que realmente as coisas se sucederam. Quer um exemplo? Quem você imagina que enviou as tábuas dos Dez Mandamentos a Moisés? Segundo Benítez foram os “astronautas” (termo usado durante o livro para identificar seres extraterrestres).
“Mas o que são Livros Apócrifos?” você pode perguntar. Inclusive a parte em que ele explica isso foi, para mim, a mais interessante do livro.
Esses livros são textos que narram a vida de Jesus Cristo, Maria, e outros personagens bíblicos, mas que não foram incluídos pela Igreja Católica como parte da Bíblia. E esse é o grande questionamento de Benítez: Por que não foram incluídos? Será que revelavam algum segredo que a Igreja queria esconder, ou simplesmente foi comodismo da parte deles?
Achou “O Código da Vinci” polêmico? Você ainda não conheceu J. J Benítez.
Três tipos de leitores vão gostar desse livro: os amantes da Ufologia, já que como ufólogo, Benítez dá varias informações interessantes, os que gostam de ler sobre religião ou teologia, principalmente pelas pesquisas intensas nessa área, feitas pelo autor e os que simplesmente adoram uma boa teoria da conspiração.
J.J Benítez consegue sustentar bem suas teorias (já que ele mesmo afirma que são teorias) e as liga aos escritos e aos testemunhos atuais de pessoas que avistaram óvnis fazendo um interessante e bem amarrado paralelo.
Mais uma vez devo adverti-los que esse não é um livro que conta uma historia, mas se passa num estilo mais dissertativo.
Devo acrescentar que o leitor deve ter uma mente bem aberta no que diz respeito a religião, pois do contrario pode vir a ficar ofendido com alguns pontos defendidos por Benítez. Eu mesmo pensava ter uma mente mais aberta do que realmente tenho…
Termino essa resenha com uma frase de duas palavras com a qual além “retirar o meu da reta” se me perdoam a expressão popular, ainda deixo em aberto para que vocês leiam o livro e tirem as próprias conclusões:
Quem sabe…?