Carina 11/09/2013
É ler, botar a mochila nas costas e sair pelo mundo
Fotos grandes, coloridas, citações lindas, diagramação boa - mesmo para quem não pensa em viajar, o livro é um presente. Já para quem tem planos de sair pelo mundo, vale a pena dar uma olhada neste guia incrível da Alice Watson - ainda que seu objetivo inicial seja ir ao Alasca, dá para garantir que, após ler a obra, você também vai querer dar uma esticadinha pela terra dos hermanos andinos...
O guia foge do convencional por ser, em primeiro lugar, mais atraente. Quem compra um livro desses quer fotografias amplas e convidativas, ao mesmo tempo em que deseja um volume que não seja pesado e caiba em qualquer mochila. Em segundo lugar, é uma obra verdadeira - a jornalista não tem papas na língua na hora de reclamar dos serviços, indicar quais são as "furadas" e os perigos em cada um dos trechos do percurso.
Em terceiro lugar, é um relato emocional e não comercial. A autora quebra tabus, desmitifica nossos preconceitos, expõe a pobreza e a cordialidade dos nossos vizinhos. É difícil terminar a leitura sem se revoltar com a história de exploração desses povos, se encantar com a beleza dos lugares e, por fim, se empolgar para sair por aí, com os olhos cheios de cores, o peito cheio de amores... Por que não?