Brnoliver 21/06/2020
Bram Stoker é demais
Faz um tempo que tenho esse e-book e estranhei ao ler o conto do Hóspede do Drácula no livro da Darkside e parecer menor do que indicava o e-book, depois descobri que isso ocorre porque se trata não de um, mas de três contos do Stoker nesse livro.
O primeiro é o Hospede do Drácula, um conto que não se sabe ao certo se seria uma "introdução" a história do Drácula que foi abandonada posteriormente ou se um capítulo de um romance não terminado, talvez nunca saibamos a resposta, já que foi um achado da esposa do autor e não se sabe muito sobre o escrito, além do próprio texto, mas mata um sede da escrito do Stoker e do romance do Drácula.
O segundo conto é A casa do Juíz, que eu particularmente gostei mais do que dos outros, o livro traz ares de mistério e terror, talvez um pouco do clichê de filmes de terror, mas é uma comparação desmedida, já que é um livra clássico que pode ter inaugurado alguns destes que hoje são clichês, embora não sejam tantos, o final é ótimo e um tanto surpreendente. Por ser curto e terror, me lembrou um pouco do Poe.
O último, não mais impressionante, mas não menos interessante é A pele vermelha. É um pouco previsível, mas é um conto rápido e não menos arrepiante por isso.
Não acho justo comparar esse livro com o Drácula, seria como desmerecer Sonhos de uma noite de verão por causa de Hamlet, ou O Alienista por causa de Dom Casmurro, ou os vários contos do Poe em prol dos romances. São contos ótimos, mostram a genialidade da escrita de de Bram Stoker que nos transportam para o local e nos faz ter arrepios junto com as personagens. Principalmente no caso do Hospede do Drácula, que talvez seja uma obra não terminada e que só por este trecho não perde em nada por qualquer trecho do Romance?
Citação: "Os mortos deslocam-se depressa"