Duda França 18/08/2023
Resumo de Longas Cartas para Ninguém, de Júlio Emílio Braz
Olá, Guardiões da Leitura ? Tudo bem? O resumo de hoje é do livro Longas Cartas para Ninguém, do autor Júlio Emílio Braz. ?
Com poemas de Renato Russo, frases lindas e reflexivas, belíssimas ilustrações baseadas em cartas de tarô, o jogo da sorte entre a vida e a morte, o leitor conhecerá as cartas para um amigo que já se foi.
? Um grupo de amigos vive perigosamente, desfrutando de tudo que a vida pode proporcionar: adrenalina, amor, coragem, vontade, determinação, tédio...
? São amigos tão felizes que nem precisam de um líder para o grupo, mas o Ricardo consegue, facilmente, ocupar esse cargo. Ele é o mais bacana, legal, sempre leva os demais para as mais loucas viagens.
? E esses amigos, principalmente, se respeitam. Não possuem medo da morte, querem enfrentá-la e fazem isso muito bem.
? Até que depois de uma noite bem animada, no dia seguinte, a notícia de que Ricardo se suicidou. Desolados, decepcionados e até furiosos, aqueles jovens que há um tempo atrás estavam tão alegres, se tornaram tristes.
? Ricardo nunca deu sinais de que tinha depressão, nunca mudou seu comportamento, estilo, jeito. E mesmo assim atirou na própria cabeça, estourando os seus miolos.
? Depois desse dia, os amigos perceberam que viver é fundamental, porque ainda existem muitas coisas para se descobrir, não vale a pena acabar cedo demais, porque sabem que, querendo ou não, todos vão morrer um dia. E a dúvida que fica é pra onde Ricardo foi, já que a morte tem várias versões e tipos.
? Longas Cartas para Ninguém trata desses temas importantes, com a mensagem principal de nos atentarmos com as pessoas em nossa volta, conversar, desabafar e tentar ajudar muitos Ricardos que vivem pensando em tirar a própria vida.