Longas Cartas Para Ninguém

Longas Cartas Para Ninguém Júlio Emílio Braz




Resenhas - Longas Cartas Para Ninguém


12 encontrados | exibindo 1 a 12


Aline R. 11/04/2013

vontade de esganar a "profa"
Excelente escolha da professora da minha filha. Corajoso, ousado, bonito e doído... Só que vou esganá-la assim mesmo. Pô, as crianças têm 12 anos e os personagens da história estão entre 20 e 23. Eu posso falar sobre drogas, sexo, álcool, homossexualismo, aborto, hedonismo e suicídio com a pirralhada (posso?), mas sob a perspectiva do cotidiano do pessoal de 20 anos? Como é que eu vou discutir esse livro com minha filha sem cair no papel de mãe-educadora? Não posso compartilhar experiências pessoais e íntimas. Há limites que mãe não deve cruzar. Eu não sou amiguinha. Sou companheira de leitura, e se eu pegar esse livro e passar o sermão da montanha, serei uma péssima companheira de leitura. Espero que a "profa" saiba lidar com esse livro. Porque pedir pra ler e depois perguntar nome dos personagens, foco narrativo, parte que mais gostou, é sacanagem. Minha surpresa é que a lista de livros sempre veio com títulos banais, desinteressantes, mais ou menos... e essa bomba. Como educadora, recomendo MUITO esse livro. Como mãe, eu seguraria por mais 2 ou 3 anos pelo menos. Como ser resultante da leitora que fui aos 12 anos, não tenho o direito de embarreirar essa leitura.

A vontade de esganar divide espaço com a aprovação.
Toller 17/01/2018minha estante
Bom eu li esse tinha uns 13/14 anos era um extra classe, achei bem orientador na época a professora fez questionário e tudo isso também me fez pegar o gosto por leitura.


Adamastor Portucaldo 02/05/2023minha estante
Esganar a profa? Ou o chefe do chefe do chefe dela?




miya 16/03/2020

Esse livro é triste e real.
Foi uma leitura bem rápida, apesar dele ser um pouco pesado. Mostra a realidade por trás de um suicídio, e mostra que suicídio não é um boa saída, nem pra você e nem pra quem está com você (afinal, você nunca está sozinho).
comentários(0)comente



Lunaticapor_livros 19/08/2020

Ter um hábito de ler é difícil?
O livro que desencadeou todos os outros !
Para me ler era um bicho de sete cabeça, mas através desse livro vi que a leitura era algo prazeroso, bom e que acalmava a alma , hoje já é um hábito ter todos os dias um livro para poder alimentar a imaginação.
comentários(0)comente



Beatriz650 15/10/2022

Pesado
Foi bom, mas e muito pesado então dependendo da idade e psicológico não recomendo
Obs: peguei da biblioteca da escola
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Flowersforjules 29/12/2022

Luto
É um livro sobre luto.
Faz refletir sobre a vida, sobre perder alguém que se suicidou, buscar respostas, um motivo para aquilo.
Recomendo, é importante todos lerem, é curto e de linguagem fácil.

"Ninguém disse nada e muito menos falou-se do passado. O passado ficaria para depois, quando doesse menos. Havia um presente a ser escrito e todos tínhamos pressa de começar.
Viver e nada mais.
Precisava mais?"
comentários(0)comente



maria dozayn 06/01/2023

.
é complicado, minja cabeca fez ? e eu nn sei como fazer essa resenha sla livro pika indico e vou emprestar p minha prof
comentários(0)comente



Adamastor Portucaldo 01/05/2023

Ajuda a explicar o fracasso da educação
Lixo! O problema é que essa porcaria é ou foi impingida a crianças. Cheio de mensagens ora abertas, ora subliminares, bem de acordo com (in)certas ideologias (e com aquele famoso decálogo). Edição multicolorida, com papel de alta qualidade, diagramação isso, formatação aquilo - claro e evidente que custou uma fortuna - certamente tudo e todos regiamente pagos pelo tesouro. E a juventude cada vez menos qualificada.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Duda França 18/08/2023

Resumo de Longas Cartas para Ninguém, de Júlio Emílio Braz
Olá, Guardiões da Leitura ? Tudo bem? O resumo de hoje é do livro Longas Cartas para Ninguém, do autor Júlio Emílio Braz. ?

Com poemas de Renato Russo, frases lindas e reflexivas, belíssimas ilustrações baseadas em cartas de tarô, o jogo da sorte entre a vida e a morte, o leitor conhecerá as cartas para um amigo que já se foi.

? Um grupo de amigos vive perigosamente, desfrutando de tudo que a vida pode proporcionar: adrenalina, amor, coragem, vontade, determinação, tédio...

? São amigos tão felizes que nem precisam de um líder para o grupo, mas o Ricardo consegue, facilmente, ocupar esse cargo. Ele é o mais bacana, legal, sempre leva os demais para as mais loucas viagens.

? E esses amigos, principalmente, se respeitam. Não possuem medo da morte, querem enfrentá-la e fazem isso muito bem.

? Até que depois de uma noite bem animada, no dia seguinte, a notícia de que Ricardo se suicidou. Desolados, decepcionados e até furiosos, aqueles jovens que há um tempo atrás estavam tão alegres, se tornaram tristes.

? Ricardo nunca deu sinais de que tinha depressão, nunca mudou seu comportamento, estilo, jeito. E mesmo assim atirou na própria cabeça, estourando os seus miolos.

? Depois desse dia, os amigos perceberam que viver é fundamental, porque ainda existem muitas coisas para se descobrir, não vale a pena acabar cedo demais, porque sabem que, querendo ou não, todos vão morrer um dia. E a dúvida que fica é pra onde Ricardo foi, já que a morte tem várias versões e tipos.

? Longas Cartas para Ninguém trata desses temas importantes, com a mensagem principal de nos atentarmos com as pessoas em nossa volta, conversar, desabafar e tentar ajudar muitos Ricardos que vivem pensando em tirar a própria vida.
comentários(0)comente



VictAria.Rossetto 29/02/2024

Incrível
Meu deus que livro lindo, a leitura flui facilmente e de maneira satisfatória, o peso de cada palavra desse livro me trouxe um conforto de compreensão enorme.
comentários(0)comente



maviizoka 05/06/2024

Foi chato o começo, entediante, sem nexo, cansativo. Mas conforme vai lendo, a leitura flui. O assunto abordado sobre luto e o sentido da vida foi discutido de uma maneira com que faz que o leitor fique preso na história, os personagens não tem muito desenvolvimento, apenas o Rodrigo. O livro contém frases que te faz pensar, que te dá vontade de grifar, tatuar, tirar foto e mostrar para todos. É um livro muito bom, porém, EU recomendaria para adolescentes de 15/16 anos, já que aborda temas mais complexos e do interesse deles.
comentários(0)comente



12 encontrados | exibindo 1 a 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR