Am'oonchild 14/06/2022
Once catched, Twice appreciated
Alyssa Cole é uma autora que me chama bastante atenção, todas as sinopses dela me fisgam com facilidade e eu tenho ficado de olho nos seus livros a um bom tempo. No entanto, o maior problema sempre foi eles não serem publicados no Brasil, o que felizmente está mudando! Todos publicados até agora eu já estou adquirindo para ler em breve, inclusive as histórias de outros gêneros.
Então, porque eu acabei decidindo pegar essa novela em inglês, sem perspectiva de ser publicada por aqui, para conhecer, de fato, o trabalho da autora? Devo dizer que a representatividade teve seu peso, eu até já tinha o livro na estante a uns meses, pois comprei de impulso pensando em praticar minha leitura em inglês e, somando com esses fatores, o tamanho pequeno da história, pois sendo uma novela é obrigatoriamente mais curto que um romance.
E, posso assegurar, que foi o suficiente para a autora entregar muito bem o desenvolvimento das personagens e o relacionamento entre elas, não é nada muito elaborado porque obvio que não tinha tempo e espaço para isso, mas o que nos é apresentado convence, é palpável. Devo dizer que, sim, demorei a pegar ritmo na leitura, porém acho que foi mais questão de acostumar meu cérebro a processar as palavras em inglês, do que pela história em si.
O principal ponto que guia o enredo é a Fab ter sumido sem dar maiores explicações para Likotsi na primavera em que se conheceram e se apaixonaram. Agora que se reencontraram elas andam por Nova York, enquanto tentam manejar os sentimentos que explodem em seus corações e resolver o que ficou em suspenso.
Eu gostei bastante que os capítulos intercalavam entre o passado e o presente, mostrando os encontros que elas tiveram, eu dei vários gritinhos com o primeiro beijo e as conversas eram muito descontraídas, apesar de sempre ser possível notar a atração, os flertes, a química, enquanto isso no agora elas estão fazendo passeios incríveis, que as permitem esquecer da realidade, mas acabam voltando e ficando nervosas por estarem juntas, carregando receios enormes de ambos os lados.
De negativo, eu sinto que não conhecemos tanto da Likotsi, quanto da Fab que tem toda a sua carga familiar e ambições exploradas, mas tentei relevar porque é uma novela que fica entre os livros principais da série Reluctant Royals e várias vezes deu a entender que no livro anterior Likotsi teve uma atenção.
Enfim, quando entendemos o que aconteceu e a Fab explica para Likotsi eu fiquei com o coração super apertadinho, pois já tinha me ligado que envolvia a necessidade de advogado, mas imaginei que fosse um parente problema e fiquei de cara que, na verdade, era a provável deportação da tia dela que havia mexido com sua estrutura familiar, o que em certos pontos me trouxe uma identificação sobre ter que ser o pilar da casa, cuidar de alguém mais novo, arcar com responsabilidades que não deviam ser suas e trouxe a lembrança do descaso que imigrantes sofrem em países como os EUA e em muitos outros, incluindo o Brasil, indo da xenofobia ao racismo.
Mas, como esse é um livro que precisa de final feliz, a resolução vem quando elas conversam, se declaram, fazem amor (por sinal, um capítulo muito bonito) e decidem não pensar no que há contra elas e sim em como querem dar uma chance para esse amor e elas abraçam esse sentimento, decidindo tentar juntas. Logo, a novela encerra com um epílogo muito fofo, que deixa a visão de um futuro incrível para elas.
Alyssa Cole, eu acho que você tem potencial para entrar na minha lista de favs.