Lucas1806 25/07/2023
Uma empolgante história de Sherlock Holmes
"O vale do medo" foi o último romance de Sherlock Holmes (excluindo os livros de contos), escrito por Arthur Conan Doyle. Todavia poderia se passar, cronologicamente, antes do conto "O Problema Final", pois menciona o famoso inimigo do detetive, James Moriarty.
Sherlock é contatado mais uma vez pelos profissionais da Scotland Yard, dessa vez para encontrar o culpado pela morte de um homem muito rico que morava em uma mansão histórica. Nosso amado detetive soluciona habilmente o caso, graças a seu olhar atento a detalhes que passariam despercebidos para uma pessoa comum.
A história possui diversas semelhanças com "Um estudo em vermelho". São mostrados indícios que o crime está relacionado com o passado da vítima nos Estados Unidos, e assim como o livro de estreia da saga, é dividido em duas partes: a primeira, protagonizada por Sherlock, descreve a investigação do caso; a segunda parte narra a vida passada da vítima e os eventos que levaram ao crime.
É uma leitura eletrizante e repleta de reviravoltas de deixar qualquer leitor atônito. Arthur Conan Doyle, por meio de sua empolgante construção narrativa, consegue nos encaminhar a pistas falsas e nos conduzir a nossas próprias teorias. Então, em um ato dramático digno de seu próprio personagem Sherlock, nos golpeia com uma quebra de expectativa, uma reviravolta que ninguém esperava. É uma leitura de tirar o fôlego, prendendo a atenção do leitor e demonstrando toda a maestria do autor.