Hélio 12/02/2024Em Busca de SentidoUm livro fantástico de autoria de Viktor E. Frankl, professor de neorologia e psiquiatria na Universidade de Viena e também professor em várias universidades dos EUA, Califórnia, Harvard, Stanford, Dallas e Pittsburgh. Viktor Frankl foi o fundador da logoterapia e também foi um sobrevivente de quatro campos de concentração nazista, dentre eles Auschwitz, e desta forma foi testemunha da surpreendente capacidade humana de desafiar e vencer até mesmo as piores condições concebíveis a um ser humano. O autor descreve em detalhes quase tudo o que sofreu nas mãos dos nazistas, observando a si e as demais pessoas e seu comportamento. Ele mostra que apesar da situação mais desumana que uma pessoa possa ser exposta, ela tem a capacidade e liberdade, mesmo que limitada, de fazer escolhas de como enfrentar as condições mais adversas.
O livro está dividido em duas partes, na primeira ele descreve o que viveciou nos campos de concentração, e na segunda parte ele fala sobre os conceitos fundamentais da logoterapia. É muito bom, pois, não é um psiquiatra falando teorias que nunca vivenciou, mas é um psiquiatra que viveu na pele situações que poucos suportariam. Frankl diz que a busca de sentido na vida da pessoa é a principal força motivadora do ser humano. Ele fala de uma "vontade de sentido", que contrasta com o "princípio de prazer" em que está fundamentado a psicanálise de freud.
Trechos:
"A logoterapia baseia a sua técnica denominada 'intenção paradoxal' no fato duplo de que o medo produz aquilo de que temos medo e de que a intenção excessiva impossibilita o que desejamos".
"Ironicamente, da mesma forma como o medo faz acontecer aquilo de que se tem medo, uma intenção forçada torna impossível aquilo que se deseja muito. Esta intenção excessiva, ou 'hiperintenção', como eu a chamaria, pode ser observada particularmente em casos de neurose sexual. Quanto mais um homem procura demonstrar sua potência sexual, ou quanto mais a mulher tenta mostrar a sua capacidade de experimentar o orgasmo, menos chances de sucesso terão. O prazer é e deve permanecer efeito colateral ou produto secundário; ele será anulado e comprometido na medida em que dele se fizer um objetivo em si mesmo".