A montanha e o rio

A montanha e o rio Da Chen




Resenhas - A Montanha e o Rio


138 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Helen Ramos 17/09/2024

A montanha e o rio
Uma obra complexa que passa pela vida de três figuras muito intrigantes e distintas: dois irmãos separados pela necessidade de manter as máscaras de uma família abastada e uma autora que luta pela liberdade dos povos. Vale a leitura.
comentários(0)comente



Thais 16/09/2024

Conhecendo um pouco mais a China.
Livro que conta um pouco sobre a política da China, com um romance envolvendo dois irmãos e uma menina. Um dos livros que mais me surpreendeu no final, onde conta em detalhes os desfechos de cada personagem.
comentários(0)comente



Carolina 18/08/2024

Triângulo amoroso na China maoísta
A parte do romance é bem mequetrefe - se tirar a questão política, não sobra nada de interessante.
Dá uma olhada nos personagens:
- a moça bonita e insossa
- o rapaz de pele clara, bonito e rico, privilegiado, criado pela elite do partido
- o rapaz de pele escura, bonito e pobre, selvagem, criado nas montanhas
Já dá pra imaginar o quanto ruim isso é?

Além disso, o livro é repleto de impossibilidades - ele já começa utilizando todo o seu estoque de suspensão da descrença ao narrar o nascimento de um dos protagonistas na montanha. E daí em diante a história é cheia, CHEIA mesmo, de emoções, reviravoltas, acontecimentos estapafúrdios - na medida certa para agradar um bookstan.

O que salva no livro é a ambientação. Eu estava afim de ler uma história que se passasse durante a Revolução Cultural Chinesa. Esse contexto é de extrema relevância para os acontecimentos, ainda que absurdos muitas vezes, não apenas do ponto de vista político, mas humano mesmo.

O livro consegue te entreter, mas custa um pouco a terminar [porque os personagens não me cativaram], e não estou certa se gostei ou não do final.

Talvez esse livro merecesse cinco estrelas considerando o que ele é - despretensioso. Eu tenho lido grandes romancistas, não tenho referências com que comparar isso daqui. Imagino que seja superior a outros que seguem o mesmo padrão.
comentários(0)comente



DeniseA.Monteiro 15/08/2024

É uma boa história, mas o final dela deixou a desejar.
Triste acompanhar como uma pessoa pode ser cegada pelo poder e pela sede de vingança.
comentários(0)comente



Dani 14/08/2024

Gostei bastante da história. Muito dramática e envolvente. A história para mim foi uma história de vida triste.
Para mim o final foi sem graça. Poderia ter criado mais emoção.
comentários(0)comente



danny potter 13/04/2024

As 2 montanhas e o rio
Esse livro é um misto de emoções, conseguimos ir de extremamente felizes, para extremamente chocados e tristes com a história. Os personagens são totalmente interligados e por mais longe que um e outro parecessem no começo, conseguimos ver as nuances da vida atingindo ambos e eles sem ao menos perceber entrando um na vida do outro. Essa é a história de 2 irmãos que (spoiler) entram na vida um do outro, viram inimigos, gostam da mesma mulher, querem matar um ao outro mas NUNCA SE ENCONTRAM.
Shento: A parte mais memorável do livro inteiro é o nascimento do shento, a forma que ele nasceu duas vezes, uma quando a mãe grávida estava jogando-se do penhasco e ele nasceu no ar e a outra quando o curandeiro da vila o salvou em cima daquele galho e o cuidou como filho. Ao decorrer dos capítulos o shento sofre tanto que nem ligamos tanto para a vida cheia de riqueza do outro irmão, sofremos junto com ele quando aquela escolinha foi engolida pelo fogo e a forma como ele perdeu seu lar e a confiança que tinha no "seu pai" ao decorrer da história.
Ah meu shento não consigo nem acreditar nem colocar em palavras o quanto o seu crescimento me decepcionou, quando você foi mudando de pensamento e ignorando a vida que o cercava e a forma como eu senti o luto me invadir no momento que você fez o mesmo que os vietnamitas fizeram com a sua vila, com estudantes e pessoas inocentes. Na minha cabeça você morreu no momento em que estava escapando pelo mar depois de fugir do orfanato, depois de ter salvo o amor de sua vida que logo em seguida foi a pessoa que desejou a sua morte, assim como quem leu as barbáries que você cometia também desejou.
Tan: No começo do livro a gente nem se quer ligava para os problemas pequenos do tan, o modo como o nepotismo dele invadia qualquer lugar e dava a ele qualquer poder, recebendo amor em dobro enquanto outros levavam tapa na cara, tinha um lar quentinho e agridoce enquanto outros viam a sua vida cair em chamas e todos que amava morrer e casar-se com as cinzas.
Conhecemos um pouco mais do tan, quando ele perde tudo e experimenta um pouco da dor do mundo, por mais que ele tenha sido um homem errado no momento errado foi por conta disso que vimos oq ele tinha a oferecer.
Tan sempre pensou alto e nunca deixou os seus sonhos e o seu momento atual tomar conta de sua mente, ele tinha um alvo e correu atrás dele até o fim. A única coisa que a gente ainda percebeu foi a forma que a ambição capitalista estava presente nos planos dele, ele queria ser maior que tudo e ultrapassar as nuvens, ser uma montanha.
Sumi-wo: Assim como os irmãos se apaixonaram por ela, nós leitores também ficamos imaginando a beleza que ela representava, a doçura de suas palavras para o seu amado "morto" a forma que suportou DE TUDO por seu filho, e o momento em que o mundo a conheceu, a sumi é concerteza a melhor personagem desse livro, tudo gira em torno dela e ela que deu a palavra final, a melhor decisão que já tomou foi viver a sua vida com o seu filho e deixar os irmãos em solitude.
A montanha e o rio é um livro real.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruno.Moura 18/01/2024

Seria ótimo se não virasse palanque político
Da Chen começa seu enredo de forma incrível. Os personagens são bem construídos e a história central prende você de uma forma inexplicável.

No entanto, o autor vai mostrando seu verdadeiro ao decorrer da obra. A narrativa sai da história e dá lugar a uma crítica incisiva ao regime comunista da China.

Não vejo problema no autor glamorizar o capitalismo, mas sim deixar a história de lado e colocar energia no teor político da história.

A consequência disso é um final arrastado e frustrante.

Não recomendo!
comentários(0)comente



Mari Sync 29/12/2023

Que historia emocionante do começo ao fim! shento, sumi e tan que experiência enriquecedora ler sobre suas jornadas, suas escolhas, seus erros, seus amores, seus arrependimentos e seus desfechos.
foram um misto sentimentos nesta jornada que não será esquecida tão facilmente.
comentários(0)comente



Natty 20/12/2023

A primeira leitura da minha vida!
Lembro muito bem quando aluguei esse livro lá em 2012, totalmente no escuro e AMANDO a história! Amei o amadurecimento da prota e o final foi muito real, adorei.
comentários(0)comente



LuFumagalli 20/11/2023

Perfeito
Terminei essa leitura em 3 dias, simesmente porque era impossível parar.
Decididamente um dos meus livros favoritos...
E diferente do que muitos falaram sobre o fim, eu achei perfeito, dolorosamente perfeito.
comentários(0)comente



Déia 05/11/2023

A força do sangue
Leitura muito envolvente. O livro reporta a história de um pai que teve dois filhos, um dentro e outro fora do casamento e, apesar de haverem sido criados em circunstâncias totalmente distintas, ambos em seu amadurecimento e crescimento demonstram uma força, resiliência e liderança ímpares. Muito lindo o livro.
comentários(0)comente



clarita 14/05/2023

?A realidade é muitas vezes a antítese dos nossos sonhos?

primeiro contato com a literatura chinesa, achei o enredo bem elaborado e os personagens bem escritos, bem aquele tipo de livro em que o oprimido vira o opressor

apesar do desenvolvimento rápido e de sentir o final bem corrido, a história me prendeu até o final e achei mt interessante o contexto da revolução
comentários(0)comente



Teê 23/02/2023

Eu amei. O texto tem uma fluidez muito boa, você fica presa dentro da história e não é cansativo. Gosto de como o autor divide os capítulos em personagens como se fossem eles escrevendo tipo um diário. A forma como ele começa contando a história do nascimento de Shento é um dos melhores inícios de livros que eu já li. Acho q a única coisa q não gostei foi o fato de ter pulado muitos anos nos dois últimos capítulos. No final fiquei um pouco """"""decepcionada"""""" pq esperava algo diferente, mas não é ruim, só não atendeu as minhas expectativas românticas kkk
comentários(0)comente



138 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |