A montanha e o rio

A montanha e o rio Da Chen




Resenhas - A Montanha e o Rio


138 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 9 | 10


Erika Daniela 04/01/2017

Uma história cheia de reviravoltas que te prende do início ao fim. Uma mistura de inocência e inteligência dos personagens, faz com que ora goste de um ora goste do outro. Mas em todo o momento você entende o porquê de tais atitudes e por mais que você queira que haja um vilão, você sabe que a vida é bem mais complexa que rótulos. Um romance que indico com certeza.
comentários(0)comente



Solange 30/11/2017

Muito bom, uma narrativa real acerca de um sistema tão fechado e arbitral, evidenciando as mazelas de uma cultura onde quem tem dinheiro e poder, difere-se dos demais. Mas o final me decepcionou, não vi um fechamento das histórias.
comentários(0)comente



ritita 07/06/2018

Como assim o melhor do WP em 2016?
No auge da revolução cultural da China - 1960, nascem dois meninos, um sozinho no meio de árvores e outro no meio de duas famílias poderosas e ricas - são irmãos. Tam cresce em Beijing (hoje Pequim), cercado de luxo, conforto e carinho. Shento é criado nas montanhas por um curandeiro velho que o adota como filho.

A narrativa é feita alternadamente pelos dois desde a infância, o que é ótimo para o leitor entender um pouco sobre a tal revolução e como interferiu na vida dos pobres e dos ricos.

Como todo governo ditatorial a lei é usada ao pé da letra somente quando interessa ao governo.

Sob a China de Mao onde "nossa posição é a de proletariado e das massas populares", os pobres são os que realmente sofrem - Quero fazer comparações não, mas me lembrei de alguns políticos brasileiros.

Na primeira parte do livro Tam e Shento contam sobre a infância e adolescência de cada um. Sofrimento, ódio e determinação para um e muita dedicação aos estudos, desilusão e determinação para outro.

Ainda na infância Shento conhece Sumi, uma linda chinesa pobre e órfã. Tam vai conhece-la um pouco depois. Os dois apaixonam-se por Sumi, cada um a sua maneira.

Na segunda parte o livro fica melhor ainda. Shento vira um homem poderoso, vingativo e inescrupuloso - objeto fim da lavagem cerebral sofrida pelo partido comunista e plenamente aceita como verdade.

Tam usa sua inteligência privilegiada para tornar-se biliardário num país que começa a abrir-se para o ocidente.

Adultos, os irmãos vivem realidades totalmente diferentes - um faz parte do partido comunista e o outro é um sonhador da liberdade chinesa e, sem saber, disputam o amor de Sumi.

Da Chen tem uma escrita vigorosa, até os detalhes (que eu normalmente pulo, viram poesia). A história é instigante, não dá para parar de ler, apesar de um pouco fantasiosa como todas as histórias passadas no oriente.

O final? Tive que ler, reler e triler - não quis acreditar. É ruim? Não! Apenas inesperado.

*como assim, se eu só o descobri agora?
FAVORITOOOO!
comentários(0)comente



Ana Luísa 09/01/2019

Eu tinha bastante preconceito com a literatura oriental, mas percebi que estava enganada assim que li esse livro. Com narrações emocionantes e final surpreendente, "A montanha e o rio" é perfeito para quem espera sentir alegria, surpresa, dó etc.
comentários(0)comente



Nat 02/03/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
A Montanha e o Rio conta a vida dos irmãos Tan (filho legítimo, cresce com a família e pretende continuar o legado do pai) e Shento (filho ilegítimo, que cresce órfão e sem expectativas para o futuro). A história se passa na China pós Mao; ele havia morrido e não tinha deixado ninguém para seu lugar. Os irmãos são sempre rivais em tudo o que fazem e, portanto, se tornam inimigos. Gostei muito da história, principalmente por poder conhecer um pouco da China desse período.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat
comentários(0)comente



Thibu 26/05/2020

Simplesmente incrivel
História intrigante e magnífica, cheia de reviravoltas, excelente leitura.
comentários(0)comente



Paula 22/08/2020

Meu livro favorito
[isso não é exatamente uma resenha - talvez seja uma declaração de amor]

Eu não sei dizer o que me fez gostar tanto desse livro, eu realmente não consigo explicar; eu apenas sinto.

Não vale a pena tentar escrever sobre a história, sobre o que se trata, sobre o que acontece, sobre o que se sente, sobre nada... porque parece que nada do que se escreve faz jus ao que o livro realmente é e transmite.

Eu acho que nunca li um mesmo livro mais de uma vez (até porque eu ainda quero ler muitos outros), então também nunca me importei em perder livros pelo caminho - sabe quando tu empresta livros pra tanta gente e depois não sabe mais pra quem emprestou?

Mas esse livro é diferente, ele tem todo o meu coração... eu gosto tanto desse livro que eu já o emprestei muitas vezes (e inclusive quis forçar algumas pessoas a ler hahah) e com isso o perdi muitas vezes. Como consequência eu o comprei repetidas vezes.

Mesmo que eu não o leia de novo (talvez um dia eu leia - acho que apenas tenho medo de perder o encanto, que eu não sei ao certo de onde vem) eu preciso ter ele perto de mim.

Na última vez que o emprestei eu também não o tive de volta e não faço a menor ideia de quem está com ele, afinal todo mundo me diz que não está consigo. Então comprei o livro de novo (foi muito difícil de achá-lo em bom estado e ainda estou aguardando chegar) e decidi que não empresto mais.

Enfim, o que eu to querendo dizer é: recomendo demais a leitura!
comentários(0)comente



Mariana.Wetzel 16/09/2020

Leitura agradável
Um passeio pela china e sua cultura rigida acompanhada de uma historia de amor trágico.
Livro super gostoso de ler
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isa 28/06/2021

Organização
Durante um pouco tempo eu fiquei presa na leitura, queria ficar acordada para ler só mais um pouco, mas depois começou a ficar cansativo e as vezes um pouco confuso.
Ao mesmo tempo em que as coisas aconteciam muito rápido, algumas vezes aconteciam muito devagar também, acho que só faltou um pouco de organização.
Não esperava o final que teve, achei que por tudo o que aconteceu o final seria diferente e mais emocionante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Natália | @tracandolivros 22/02/2022

A Montanha e o Rio
Passeando pela biblioteca da cidade procurando um livro para ler, olhei para a lombada desse, já desgastada e não conseguia ler seu título, puxei para ver na capa e automaticamente fiquei curiosa.

Virei o livro e li a seguinte frase "apaixonada por dois irmãos", pensei "opa, perai!", comecei a ler por cima a sinopse, que falava de dois irmãos criados separados, mas quando peguei esse livro não esperava nem metade da profundidade que ele trás.

Em A Montanha e o Rio, acompanhamos desde o nascimento, Shento e Tan, os irmãos da história.

Shento foi um filho ilegítimo, que já começou a vida na desgraça, onde sua mãe se suicidou quando estava em trabalho de parto, se jogando de uma montanha, ele ficou preso num galho e o médico da cidade o encontrou e adotou.

Tan foi o filho legítimo e mimado com tudo que poderia ter.

Desde o começo simpatizei muito com o Shento, por sua vida sofrida, e eu não esperava que minha opinião fosse mudar, porém, esse livro dá tantas voltas e mais voltas que é impossível não ficar com o coração na mão lendo.

Aqui vemos muito como os acontecimentos da vida mudam uma pessoa, e como alguns sentimentos não mudam apesar disso.

A parte sobre a moça apaixonada pelos dois só começa realmente lá pela página 200, tem muito mais história antes e depois disso.

Aqui vemos um romance histórico, que trabalha muito na parte cultural e política da China, e que tem um final bem agridoce, já deixo de aviso.

Além disso, quero deixar o AVISO DE GATILHOS: Suicídio, tortura, mortes, sangue, abuso sexual entre outros. Não é um livro que tem em cada página cenas assim, mas elas acontecem e algumas são bem descritivas.

Talvez essa seja minha última leitura do ano, pois não estou realmente esperando terminar mais nenhum livro, mas com certeza essa será uma leitura que vai ficar marcada!

site: https://www.instagram.com/p/CYHBIrsLzsQ/
comentários(0)comente



Bruna Canella 09/02/2023

A parte da infância e adolescência do Tan e do Shento é ótima! Super consistente e desenvolvida. Já a parte adulta deixou muito a desejar, fiquei torcendo para melhorar, mas não foi o que aconteceu. A história perdeu o prumo. Essa parte da vida adulta deles é cheia de coisas pouco prováveis, inverossímeis mesmo. Tipo:

SPOILER

O Shento virar presidente como se fosse algo super natural e o Tan organizar uma fuga da prisão com um helicóptero como se fosse Missão impossível.

Sei lá, coisas como essas fizeram o livro perder um pouco a credibilidade. Se essa segunda parte do livro fosse algo mais pé no chão, acho que o desfecho seria bem melhor.
comentários(0)comente



Déia 05/11/2023

A força do sangue
Leitura muito envolvente. O livro reporta a história de um pai que teve dois filhos, um dentro e outro fora do casamento e, apesar de haverem sido criados em circunstâncias totalmente distintas, ambos em seu amadurecimento e crescimento demonstram uma força, resiliência e liderança ímpares. Muito lindo o livro.
comentários(0)comente



Bruno.Moura 18/01/2024

Seria ótimo se não virasse palanque político
Da Chen começa seu enredo de forma incrível. Os personagens são bem construídos e a história central prende você de uma forma inexplicável.

No entanto, o autor vai mostrando seu verdadeiro ao decorrer da obra. A narrativa sai da história e dá lugar a uma crítica incisiva ao regime comunista da China.

Não vejo problema no autor glamorizar o capitalismo, mas sim deixar a história de lado e colocar energia no teor político da história.

A consequência disso é um final arrastado e frustrante.

Não recomendo!
comentários(0)comente



138 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 9 | 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR