pedrocipoli 06/04/2020
Emília...
É inacreditável como ideias complexas precisam apenas de um roupagem simples. Trata-se de um manifesto e de uma mensagem simultaneamente.
Emília aproveita uma oportunidade para "reformar a natureza". Corrigir o que está errado. Melhorar o que já existe. Afinal, por que não colocar torneiras em vacas?
Tudo da errado, como esperado. De nada adianta tentar mudar a realidade de acordo com um plano. A realidade é assim: não se importa com o seu plano. Seu plano pode parecer inteligente, intelectualmente infalível, mas a realidade é a realidade.
Trata-se de um livro "para crianças", mas contém lições importantes sobre os piores males da história. Um livro "bobo" que explica o fracasso de sistemas como a União Soviética, daí o poder de livros simples como esse animal outros, como Revolução dos Bichos.
A única coisa que me deixa triste é não ter lido antes. Nosso sistema educacional obriga alunos a ler livros insuportavelmente chatos como Iracema, mas ignoram livros com histórias muito melhores e lições muito mais importantes como esse. O que explica muito da realidade atual.