Nany Rodrigues 07/08/2019
Resenha ig @olhares.controversos
Matheus é um menino como qualquer outro, até que se depara com a pré-adolescência, com o espelho estético que a sociedade impõe e, consequentemente, com o terrível bullying. Logo, inicia uma luta cruel contra a balança, exercícios, dietas malucas e até o uso de medicamentos não recomendados. Ao mesmo tempo, começa a descobrir a sexualidade e a perceber-se 'diferente' do que julga ser normal e tem dificuldade em lidar com o fato, principalmente por medo da aceitação de si e pelos outros. E é durante esse processo que ele conhece a anorexia, a que trata por Ana, e não tarda a conhecer a companheira bulimia, a qual é tratada por Mia. Com isso, várias consequências físicas e emocionais, uma série de internações para reestabelecer-se, descobertas, aprendizados e tantas pessoas e histórias que cruzaram seus caminhos.
Poderia ser, mas essa não é uma história de ficção, é real, embora bem distante de ser uma auto-ajuda.
Nela, o autor nos traz suas próprias vivências, com os conflitos e dores que teve/tem de enfrentar, dia após dia, mesmo ainda tão jovem.
Com a narrativa em primeira pessoa, o que Matheus sente diante de situações como preconceitos e distúrbios emocionais e alimentares, se tornam mais vivos e provocam, em nós, uma variedade de reações e sentimentos.
Para mim, uma verdadeira reflexão sobre as consequências que nossas atitudes podem ter na vida do outro, mesmo sem que percebamos.
Ao autor, minha empatia e o desejo de que, por mais batalhas que enfrente, não se perca do objetivo da vitória. Paz e ainda muito mais amor em seu caminhar. Que seu sorriso doce se torne cada vez mais belo.