Querida Ana: A história de um adolescente que teve a vida roubada pela Anorexia

Querida Ana: A história de um adolescente que teve a vida roubada pela Anorexia Matheus Maia




Resenhas - Querida Ana: A história de um adolescente que teve a vida roubada pela Anorexia


46 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


spoiler visualizar
booktangel 27/06/2022minha estante
amg mas o matheus n é um personagem, é uma pessoa. como q vc n gostou de algo q foi "tratado" sendo q foi verídico??




saiadessabolha 02/01/2021

Real
Que história linda, tocante e fala muito sobre a vida do autor. Ele faz um relato sobre a sua auto estima e o que isso afetou sua vida, que trouxe muitas doenças juntas e problemas psicológicos. Foi de grande aprendizado. Logo logo sai resenha no meu Instagram @saiadessabolha
comentários(0)comente



um livro nos contou 20/11/2020

Resenha por instagram literário @umlivronoscontou
Querida Ana é o relato nu e cru de um adolescente que sofreu com anorexia e bulimia. A narrativa de Matheus pode ser comparada a um documentário televisivo. Ele relata cronologicamente as etapas de sua luta contra a Ana (anorexia) e a Mia (bulimia). E ainda há o conflito devido a homossexualidade e o receio de não ser aceito pelos amigos e família.

O relato de Matheus me deixou em choque em vários momentos, um desespero de ver as idas e vindas com seus problemas, sua luta interna e a fraqueza frente aos distúrbios alimentares. Matheus foi audacioso e corajoso ao expor a si e aos envolvidos nesta trajetória, não teria a mesma coragem.

Confesso que nunca li nenhum relato neste estilo, então não tenho um comparativo para validar se a escolha de como se deu a narrativa está adequada. Mas acredito, veementemente, que relatos como esse sirvam de alento para quem está passando ou passou por uma situação semelhante. E também serve de alerta para que estejamos atentos às pessoas que nos rodeiam, e que muitas vezes sofrem caladas. Matheus pediu "socorro" inúmeras vezes, externalizou seu sofrimento, mas mesmo assim as pessoas em volta pareciam "perdidas" e sem "atitude" diante de tudo. Matheus é um sobrevivente, um lutador...

Há alguns erros gramaticais e de concordância, assim como muitas repetições, que podem deixar a leitura, aparentemente, arrastada. Mas não há erros grotescos, são pontos que talvez uma reformulação com um bom profissional de revisão dê conta de consertar.

Eu sou uma pessoa extremamente sensível, achei que choraria em muitas partes da narrativa. E confesso que fiquei “incomodada” por isso não ter ocorrido. Que fique frisado que me sensibilizo com o que ele passou, tenho noção do sofrimento e sei que não foi fácil, isso foi possível constatar. Mas, senti que algo ficou de fora na narrativa e confesso que não sei apontar exatamente o que está faltando. Nessa fico devendo.

Apesar disso indico a leitura, vale conhecer. E quem sabe vocês voltem aqui e me ajudem a encontrar o que acredito estar faltando.


site: INSTAGRAM @umlivronoscontou
comentários(0)comente



Amigas Entre Livros 24/10/2019

Querida Ana
Nesse livro vamos conhecer a própria história do escritor Matheus, que na adolescência teve que conviver com a bulimia e anorexia.

Matheus aos onze anos já tinha uma infância difícil, ele sofria bullyng na escola, tinha um pai alcoólico, e não estava satisfeito com o próprio corpo.

Então, não estando feliz com ele mesmo, Matheus vai em busca de blogs pró-anorexia, para assim conseguir um jeito de emagrecer,  depois de possuir mais informações sobre o assunto sua vida passa a ser comer e vomitar.

Ao longo do livro vamos acompanhar a trajetória de Matheus, suas dificuldades com a Bulimia e a Anorexia (carinhosamente chamada de Mia e Ana), além disso foram muitas recaídas e várias internações, sem contar com as brigas com seu pai, que acabou afetando sua doença.

Querida Ana é um livro curto, porém não é uma leitura fácil, porque se trata de relatos reais do próprio escritor e vemos o quanto foi difícil essa fase da vida dele.
comentários(0)comente



Emmanuely.Mattos 25/08/2019

Uma biografia forte porém incrível!
Queriada Ana é uma biografia que conta a história de Matheus, com relatos profundos sobre como a Anorexia e a Bulimia - a Ana e a Mia como o próprio autor se refere à elas - o dominaram aos poucos.

Ao longo da biografia, fica claro o impacto que a doença causa não apenas em sua vida, mas também afeta àqueles que ama, famíliares e amigos, que afeta toda realidade à sua volta.

No decorrer das páginas as lutas e os desafios se tornam cada vez maiores, mas nosso guerreiro protagonista tira não somente força, mas também lições importantes de cada desafio.

Confesso que essa resenha foi um desafio, um maravilhoso desafio, por ter que resumir e dimensionar todo o impacto e a importância de Querida Ana em meros 2.000 caractéres.

É um livro que nos traz questionamentos sobre nós mesmos , sobre tudo que somos capazes de fazer e como fazemos e como isso interfere na vida dos outros. Nos mostra que somos capazes de extrair força daqueles que nos amam nos momentos mais sombrios.

Uma obra que trata sobre aceitação, não só da sociedade, mas principalmente de nós mesmos, da autoconfiança e do amor próprio. Matheus consegue usar as palavras certas para mexer no psicológico do leitor.

A narrativa foi o ponto chave - a parte que mais amei ? -, a forma como ele expôs seus sentimentos, levando o leitor para dentro de sua mente, como se fizéssemos parte da história - confesso que teve vezes em que tive vontade de abraça-lo, (e colocar em um potinho porque ele é um amor). No entanto, em dois outres ocasiões a narrativa ocorreu de forma superficial, e eu queria mais detalhes, saber o que mais estava passando em sua mente, mas nada que atrapalhe o desenvolvimento da história.

A outra coisa que mais amei, é que no decorrer do livro acompanhamos o desenvolvimento do nosso guerreiro, aprendendo, amadurecendo e se tornando uma versão melhor de si mesmo.

@_dear_book_
comentários(0)comente



Nany Rodrigues 07/08/2019

Resenha ig @olhares.controversos
Matheus é um menino como qualquer outro, até que se depara com a pré-adolescência, com o espelho estético que a sociedade impõe e, consequentemente, com o terrível bullying. Logo, inicia uma luta cruel contra a balança, exercícios, dietas malucas e até o uso de medicamentos não recomendados. Ao mesmo tempo, começa a descobrir a sexualidade e a perceber-se 'diferente' do que julga ser normal e tem dificuldade em lidar com o fato, principalmente por medo da aceitação de si e pelos outros. E é durante esse processo que ele conhece a anorexia, a que trata por Ana, e não tarda a conhecer a companheira bulimia, a qual é tratada por Mia. Com isso, várias consequências físicas e emocionais, uma série de internações para reestabelecer-se, descobertas, aprendizados e tantas pessoas e histórias que cruzaram seus caminhos.

Poderia ser, mas essa não é uma história de ficção, é real, embora bem distante de ser uma auto-ajuda.
Nela, o autor nos traz suas próprias vivências, com os conflitos e dores que teve/tem de enfrentar, dia após dia, mesmo ainda tão jovem.
Com a narrativa em primeira pessoa, o que Matheus sente diante de situações como preconceitos e distúrbios emocionais e alimentares, se tornam mais vivos e provocam, em nós, uma variedade de reações e sentimentos.
Para mim, uma verdadeira reflexão sobre as consequências que nossas atitudes podem ter na vida do outro, mesmo sem que percebamos.

Ao autor, minha empatia e o desejo de que, por mais batalhas que enfrente, não se perca do objetivo da vitória. Paz e ainda muito mais amor em seu caminhar. Que seu sorriso doce se torne cada vez mais belo.
comentários(0)comente



princessofelfhame 12/08/2021

ok
"O que eu estava fazendo? Eu estava sendo tão egoísta, machucando a mim mesmo e indiretamente machucando todos que gostavam de mim."
comentários(0)comente



Sophia Lincy 25/05/2019

Uma luta contra o próprio corpo!
Quando comecei a leitura desse livro, não imaginava que iria me deparar com uma história tão forte, não apenas por tratar de temas como o bullying, homofobia, bulimia e anorexia mas, por ser um mergulho na batalha diária do Matheus ao ler sobre suas dores, suas aflições, seus medos.
.
Ele é como tantos outros adolescentes, em meio às descobertas do seu corpo e da sua sexualidade, no entanto, o bullying acaba por empurrá-lo na direção daquelas que seriam suas companheiras dalí em diante, ANA e MIA (anorexia e bulimia), que o levariam ao seu limite em muitas ocasiões.
.
Olhando suas fotos, vemos um garoto comi tantos outros, bonito, sorridente, o que não enxergamos nessas fotos, o que seus sorrisos encondem, é que ele está em meio a uma de suas várias internações, em hospitais e clínicas psiquiatras. Sorrisos que encobrem suas recaídas com a bulimia que o fazia vomitar até adoecer, ou da anorexia que o fez chegar aos impressionantes 39 quilos.
.
Mas, essa história não se trata apenas dos transtornos alimentares ou psicológicos, trata de uma luta contra o próprio corpo, contra a própria mente. Uma busca por aceitação, por apoio, por amor, enfim, uma busca por felicidade.
.
Recomendo demais essa leitura para todos mas, principalmente, se você está passando ou conhece alguém que passa por esse problema. Acima de qualquer coisa, o apoio é muito importante. Obrigada Matheus pela forca e coragem em dividir essa história.
comentários(0)comente



Vem pra Nárnia 26/12/2018

Um livro forte
Fui convidada pelo @autormatheusmaia a ler e resenha o seu livro: Querida Ana e fiquei muito feliz!
É um livro autobiográfico que nos mostra como o autor, passou a sua adolescência lutando contra o bullying que sofria por causa de seu corpo e de sua sexualidade e consequentemente, contra os transtornos que ele causou, como a anorexia (Ana) e a bulemia (Mia), que nunca o deixavam em paz, deixando-o totalmente descontente com o seu corpo e querendo ser aceito pela sociedade e sua família.
No decorrer desta luta, ele chega a tentar contra sua própria vida e a ser internado várias vezes em centros psiquiátricos.
Aos poucos, ele vai refletindo e pensando em como poderia melhorar e causar menos sofrimento às pessoas que o amam e à ele mesmo, buscando outros meios de lidar com suas frustrações.
É um livro forte, que faz a gente pensar no poder das palavras, boas e más, e o que elas podem causar na vida das pessoas. Faz pensarmos em nós mesmos e em nossas batalhas internas pra lidar com todos os nossos problemas pessoais, pois ninguém está livre de transtornos psicológicos diante das adversidades da vida. Devemos tentar sempre buscar o equilíbrio para poder ter vontade de viver, sonhar, ter amizades saudáveis, enfim, amar e sermos amados.
Parabéns, @autormatheusmaia pois vc é um guerreiro que está vencendo dia após dia.
comentários(0)comente



Rafa Hitomi 30/11/2018

Querida Ana
Quando as crianças avistavam Matheus, os comentários maldosos começavam: “além de gordo é viado!” ou “lá vem a bola!”. Ele era apenas uma criança de 11 anos, e na época, pesava em torno de 76 kg.

Após uma cirurgia de urgência para retirar o apêndice, Matheus perde 2 kg. Ele fica radiante e decide emagrecer de qualquer forma. A princípio, as dietas comuns foram inseridas, mas ao perceber que o peso perdido não era o suficiente, ele acabou recorrendo às dietas “malucas” que encontra na internet. E é assim que conhece a Anorexia, ou para os mais íntimos, Ana.

Em alguns meses, ele chega aos impressionantes 41 kg, contando com a companhia fiel de Ana e, posteriormente, Mia (Bulimia). Seu pai, preocupado com a rápida mudança, procura ajuda de especialistas sobre transtornos alimentares. A partir desse momento, Matheus é internado diversas vezes, tendo inúmeras recaídas e necessitando da ajuda de sua família e amigos.

Mas até que ponto uma pessoa/criança precisa passar para ser aceita e se encaixar em um determinado grupo? Por que necessitamos tanto de aceitação? E por que essa compulsão e ao mesmo tempo rejeição pela comida acontece?

site: https://rasgaapagina.com/?p=79
comentários(0)comente



Naty Andrade (@prateleiradepapel) 01/12/2018

Perfeito
Realmente, um livro que nos faz refletir e enxergar quem quem sofre com a bulimia ou anorexia não faz por que quer, é uma doença e precisa ser cuidada e a pessoa precisa se abrir, senão a doença o corroe. Todos deveriam ler
comentários(0)comente



Marcia livros.e.musicas 05/12/2018

Um livro que todos devem ler.
Ontem eu estava navegando no Instagram quando um post sobre o livro Querida Ana me chamou atenção. O tema abordado era transtorno alimentar na adolescência. .

Ao começar a ler o livro me surpreendi por contar a historia de um menino. Normalmente são as mulheres que apresentam problemas como a anorexia e a bulimia.

Mais a frente me dou conta que não é uma ficção. O autor conta sua própria história sem medo de se expor. Aos treze anos insatisfeito com seu corpo resolve por conta própria terminar com seu problema, ou pelo menos o que acha ser seu maior problema: o excesso de peso. .

A internet se mostra como grande vilâ, onde grupos de pessoas incentivam outras a comerem, ou caso tenham uma compulsão alimentar provoquem o vômito para não absorvam as calorias- aqui encontramos a Ana (a Anorexia) e a Mia ( a bulimia). Ensinam o caminho das pedras ( um caminho perigoso) e indicam como burlar a fome e até indicam remédios para emagrecer. .

Matheus nos conta abertamente seus problemas com a família, suas inseguranças, seu medo de expor sua opção sexual, já que seu pai é super machista. Com a doença estabelecida não tem como evitar as diversas  internações. Algumas tentativas de suicídio, mostram o quanto ele estava fragilizado. .

Acompanhado por psiquiatras, psicólogos e sua família fazendo um esforço para melhorar a relação entre si, Matheus encontra maneiras de conter sua compulsividade, canalizando suas energias para manter o corpo saudável e magro com reeducação alimentar e muita malhação.

Cura? Infelizmente não tem e o cuidado tem que ser diário. Foco, determinação e fé são os ingredientes para se manter bem.

E com o livro Querida Ana , Matheus quer ajudar a tantas pessoas que tem o mesmo problema que ele. Que elas saibam que o caminho é longo, que existirão recaídas, mas que é possível sair desse ciclo que parece não ter fim. .
.

Parabéns, Matheus!!!!! Obrigada por dividir suas experiências conosco. Com certeza uma leitura imprescindível, afinal podemos ter alguém perto precisando de ajuda. .
.

Não deixe de ler Querida Ana.
comentários(0)comente



@o_jardim_das_palavras 05/12/2018

Querida Ana
"Eu não me conformava com a minha sexualidade e muito menos com o meu corpo. Cada vez que eu me olhava no espelho, eu era tomado por um sentimento de insatisfação com o que eu via. [...]"

Tudo começou ainda na infância. As ações e palavras das pessoas ao redor de Matheus, foram capazes de despertar a tristeza e impedir a auto aceitação por parte do menino que tinha a necessidade de se sentir amado por todos.
Por medo de não ser aceito, escondia sua homossexualidade e agia tentando agradar aos outros, se encaixar, e por dentro, se sentia destruído, fingindo ser alguém que não era. Ele só queria ser aceito entre aqueles com quem convivia.
Após uma cirurgia em cujo pós operatório não sentia mais fome, gostou de perder peso e começou a fazer dietas malucas, vomitar, ficar sem comer e nunca se sentia bem o suficiente com seu próprio corpo.
Passando por diversas tentativas de suicídio, cerca de 17 internações, e lidando com os obstáculos do dia a dia, Matheus escreve em "Querida Ana" sua história de luta contra a anorexia, bulimia e depressão.
Sem dúvida um livro necessário. Em poucas páginas, o autor consegue nos mostrar as dificuldades e obstáculos pelos quais passou, e conta tudo em detalhes. Ele faz questão de mostrar que não foi fácil, não omitindo suas recaídas, o que torna tudo muito real para quem está lendo.
Indico esse livro principalmente para aqueles que conhecem alguém com anorexia, e simplesmente não conseguem entender o que se passa com a pessoa. Lendo sobre as experiências de quem viveu, você terá uma outra visão de tudo, e entenderá o quanto é sério.
Se você conhece alguém com algum tipo de transtorno alimentar, ajude-o. É comum acontecer com mulheres, mas também pode acontecer com homens. E se você não se sente bem com seu corpo, procure ajuda. Sua saúde está acima de qualquer coisa.
Muito obrigada Matheus, pela coragem e iniciativa de contar sua história e ajudar outras pessoas, e obrigada por me confiar a obra para que eu possa ajudar na divulgação. Fico muito feliz de saber que está bem, e que tudo se ajeitou. Você é guerreiro!

O livro é grátis para assinantes do Kindle Unlimited.
comentários(0)comente



Raah 06/12/2018

Matheus é um garoto que cresceu sofrendo bullying por conta de sua sexualidade e por estar acima do peso. Mesmo sem assumir sua orientação sexual, Matheus não era aceito. E, principalmente, não se aceitava.
Até que, devido a um problema de saúde, Matheus parou de se alimentar, passou a buscar por diversas dietas, mas nunca se sentia satisfeito. E, assim, conheceu a Ana, anorexia, e junto com ela veio a bulimia, Mia para os íntimos.
Matheus se encontrava em uma situação complicada, problemas em família, com o pai machista e alcoólatra, uma mãe cuja religião não aceita homossexualidade, e uma irmã com problemas de auto-estima. Além do medo da reação de seus amigos e familiares quanto a sua orientação sexual e a luta diária entre sua vida e o "peso ideal". Emagrecer nunca era o suficiente, nem mesmo quando via seus ossos no espelho.
Em meio à diversas internações, entre hospitais e clínicas psiquiátricas, ocasionadas pelo distúrbio alimentar e a depressão, Matheus decide se abrir, recebendo apoio por todos os lados. Faltava agora lutar contra o transtorno alimentar. Mas essa não é uma guerra fácil de se vencer. Venceu algumas batalhas perdeu outras, mas nunca desistiu. E a luta continua.
O livro retrata cerca de 10 anos onde, com muita coragem, o autor nos conta sua história. E nos mostra o quão difícil é passar por essa situação e que existe, sim, uma saída. Que depende de muito apoio e compreensão, e principalmente, paciência.
O livro está disponível gratuitamente para assinantes do Amazon Kindle. Se você tem ou conhece alguém que tenha distúrbios alimentares, não deixe de ler, vale muito a pena a compreensão da doença.

site: https://www.instagram.com/p/BrD-kEzAUQz/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=12onpq0uz2gfr
comentários(0)comente



46 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR