Japa 07/11/2022
Muito bom, nota 10
Tenho muito a ler ainda sobre a China, mas acho que antes disso eu preciso ler mais Marx, pra saber melhor a respeito das categorias histórico-econômicas que caracterizam ou não o socialismo. Tenho uma noção mas é bem pouca ainda.
Li esse livro por conta de um seminário da faculdade, que tenho que apresentar hoje. Li tbm o do Wladimir Pomar pelo msm motivo. Os dois são bem bons, eu gostei bastante, mas esse aqui do Anderson é mais completo.
Trata-se de um artigo do Perry Anderson publicado na revista New Left Review (inglesa) que foi respondido com outro artigo, pela autora chinesa Wang Chaohua, já com uma visão de alguém que viveu os acontecimentos principais da passagem do século 20 pro 21.
Pra finalizar, ainda tem uma finalização com vários apontamentos de uma historiadora e sinóloga (especialista em China) brasileira, a Rosana Pinheiro-Machado.
Por isso eu considero esse livro bem mais completo no que diz respeito a variedade de visões. Elas não se opõem diretamente, apesar de discordarem entre si são complementares.
É bem verdade q o livro do Pomar foca muito nas questões econômicas e mostra coisas que esse livro aqui em questão não traz, mas um não anula o outro.
Gostei demais, mas vou ter que ler mais coisas sobre a China e sobre Marx pra poder formar minha opinião sobre o assunto. Quem sabe eu comece o "Capitalismo no século XXI" do Elias Jabbour quando acabar de ler o "Formações econômicas pré-capitalistas" do Marx...