Jéssica Spuzzillo @pintandoasletras 29/07/2019A única certeza que temos na vida é a ...Essa Graphic Novel conta a história do Julio, que nasceu em 1900 e morreu no ano 2000. Vamos acompanhar a sua jornada durante esses 100 anos, ao lado dos seus amigos e sua família na pequena cidade onde vivem.
Foi muito interessante acompanhar o crescimento de Julio em paralelo aos grandes eventos do século XX. O autor não cita datas, localizações, nem nada do tipo, mas algumas cenas são inseridas no contexto histórico, como por exemplo, a Primeira Guerra Mundial.
Esse é o tipo de livro que você termina em um dia. Um século em apenas um dia, uma vida toda contada em apenas um quadrinho, eu achei genial! O autor retratou muito bem as alegrias e os horrores da vida, foi uma leitura fascinante, profunda e complexa.
Essa história é um retrato íntimo de um homem que mesmo cercado de pessoas é solitário e aborda temas difíceis como a guerra, abuso infantil, preconceito, luto, amor, família, sonhos, pesadelos, vida e morte.
O enredo me manteve interessada da primeira até a última página, as ilustrações são simples, em preto e branco, mas as expressões dos personagens são impagáveis, eu absolutamente amei! Senti que o tema principal do livro é sobre a morte, afinal é a única certeza que temos não é mesmo?
“Um dia nascemos, um dia morremos, o mesmo dia, o mesmo segundo, será que isso não lhe basta?” Samuel Beckett
Uma verdadeira obra de arte, recomendo muitíssimo!