spoiler visualizarEduardo.Alves0410 10/05/2024
Clássico do Terror que devo reler!
Confesso que fui ler "Drácula" com uma expectativa diferente do que o romance do Bram Stoker realmente é, talvez pela ideia de um vampiro mais presente na história ou do livro ser ambientado principalmente no castelo do aristocrata maligno hehe. Porém, o livro se passa essencialmente em Londres e o Drácula aparece poucas vezes, o que é bom, porque ajuda a criar o imaginário do que seria aquela criatura na mente dos personagens principais. A parte investigativa do Van Helsing é muito boa, demonstrando o conhecimento oculto do velho holandês e sua forma de pesquisar, vale ressaltar que a forma de falar do Van Helsing é meio cômica. A estrutura narrativa, de ser dividida em vários diários com vários narradores diferentes, é muito interessante, pois dá a perspectiva de diferentes visões da mesma história, dando destaque para a Mina Hacker, que é uma personagem interessantíssima, principalmente para uma mulher sendo retratada na visão de um homem do século XIX, sendo uma personagem, muitas das vezes bem ativa nas atividades junto aos outros protagonistas.
Eu diria que as melhores partes do livros são: o começo no castelo do Conde, toda a atmosfera de suspense do ambiente daquele castelo me instigou muito e me deixou em êxtase kkkk querendo saber mais sobre aquele lugar, as pessoas que moravam perto do Drácula alertando o Jonathan Harker sobre a criatura vil que morava no castelo, os lobos, o clima e o jeito extremamente ESTRANHO do velho Conde para sua visita, os ataques das noivas do Drácula, tudo nesses capítulos iniciais me agradaram de uma forma absurda. A outra parte que me agradou também pela atmosfera de suspense e o terror vivido pelos personagens, foram os capítulos situados no navio de Demeter. O mistério da criatura bestial que estava atacando os marinheiros me causou arrepios na espinha.
Por fim, gostaria de ressaltar que gostei muito do romance, porém achei algumas partes do meio do livro meio parada, o ritmo da história diminui, o que achei meio chato, mas acho que isso foi efeito da expectativa que criei em torno da obra, acho que se eu reler, poderei apreciar melhor essa obra prima clássica do terror.