Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker




Resenhas - Drácula


4311 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Daniely2 10/10/2024

Dracula
Ja havia tentado ler esse livro umas dua svezes, mas nao conseguia terminar a leitura, dessa vez fui com a certeza de que ia terminar, e terminei, e sinceramente eu amei demais!
comentários(0)comente



Ivctor 09/10/2024

A parte de contar a história por meio de cartas e diários faz você ter uma imersão absurda. O personagem drácula retrata muito bem o medo da época: estrangeiros e baitolas. Você pode até achar uma leitura cansativa por, na maioria das vezes, ter uma palavra que caiu em desuso e nem seu avô sabe dizer oque aquilo significa. Mas estamos aí na era da tecnologia, sem desculpas bobas.
FLEMIMN 06/11/2024minha estante
Acredita que acabei lendo duas vezes seguidas para ter certeza de que não faltavam páginas? Eu jurava que havia um romance entre Drácula e Mina. Ele inicialmente vê Mina como uma maneira de expandir sua influência na Inglaterra e, através dela, estabelecer um vínculo com Jonathan Harker e os outros que tentam detê-lo. Além disso, ao transformar Mina em vampira, ele busca um tipo de vingança contra aqueles que se opõem a ele, especialmente Jonathan. Ao forçá-la a beber de seu sangue, ele cria um laço sobrenatural, mesmo que essa conexão seja marcada pela dominação e pela manipulação.




Tomomi 09/10/2024

Esse estilo de livro contado através de documentos me lembra os ?povs? que são usados atualmente, mas o que difere é que os jornais, diários e cartas passam um ar mais realista para a história, o que deixou a narrativa bem legal. Achei o começo do livro muito interessante, quando Jonathan conhece o castelo do Drácula e o vê pela primeira vez, foram minhas partes favoritas. Depois parece que o livro começa a repetir muitos trechos e a leitura fica demasiada extensa, mas gostei das descrições que o livro faz acerca dos vampiros e das cenas em que eles aparecem. Não chega a ser assustador, me senti mais curiosa do que com medo da leitura. No geral, gostei bastante do livro, uma experiência única e agradável.
comentários(0)comente



José Vitor - @zetalendo 08/10/2024

4,5 estrelas.
Jonathan Harker foi, a mando de seu patrão, visitar a mansão do Conde Drácula. No caminho para o local, ele percebe que muitas pessoas começam a fazer sinais religiosos para ele, e sempre que mencionado o destino, essas pessoas ficam a ficar receosas.
Chegando lá, após muitos momentos estranhos, ele é recebido por uma figura um tanto peculiar. Com o passar dos dias, Harker percebe que está sendo mantido preso no casarão, e que esse conde pode estar planejando um futuro bem ruim para ele.
Após isso, começa a notar atitudes estranhas de Drácula, até vasculhar por sua mansão e encontrar um caixote na capela, onde Drácula estava "dormindo". Jonathan não sabe o que fazer para se livrar da prisão daquele monstro, mas vai juntar todas suas forças para poder estar ao lado de sua noiva, Mina.

Esse breve resumo que fiz pode parecer a história toda, mas deve ser apenas uns 20% do livro. A obra de Stoker é algo que sempre tive muita curiosidade de conhecer, para entender como a figura do vampiro se tornou tão popular como conhecemos hoje. Foi uma grande surpresa descobrir tudo nesse livro, a forma como é narrado, a escrita de Stoker, construção e apresentação dos personagens e até mesmo o rumo que a história toma.

Minha primeira surpresa foi ver que o livro é narrado por diários escritos pelos personagens. Não esperava isso, mas acabou se tornando uma surpresa bem agradável durante o desenvolvimento da trama. Essa forma de narrativa deixa o leitor mais conectado com os personagens e faz com que os acontecimentos se tornem mais "realistas", de certa forma.

Eu adorei conhecer os personagens apresentados aqui e notar como eles estão presentes em diversas mídias que retratam a figura vampiresca, por exemplo, Renfield (que sei que tem uma série bem recente), Van Helsing (que conheço filmes onde ele é um caçador de vampiros), Lucy (que recentemente foi lançado um livro chamado "Lucy Undying", que foca nessa personagem), e até mesmo o próprio Drácula, que me fez entender de onde foram tiradas todos os detalhes sobre a mitologia da figura do vampiro.

Mas a leitura não foram mil maravilhas, em muitos momentos eu me desconectei um pouco da história. Esse é um livro longo e, em partes, bem lento, já que acompanhamos cada personagem narrado pelo seu diário, então alguns momentos são de divagações um tanto desnecessárias do leitor ficar acompanhando.
Logo nos primeiros 20% do livro, acontece uma coisa que muda o narrador e isso afeta um pouco o ritmo da história. Quando isso aconteceu eu comecei a achar o livro um porre, mas, aos poucos, fui entendendo tudo o que estava acontecendo.
Mas teve outro momento, entre 60% e 70% do livro, onde o autor se prolonga muito em conversas que não precisava de tanta enrolação.

No geral, me agradou muito a forma como a figura do vampiro foi abordada aqui, e todo o desenvolvimento envolvendo o Drácula, que apesar de aparecer bem pouco, é, claramente, muito mencionado durante a trama, mesmo que não pelo seu nome.

O final da história é bem repentino, acabei esperando um desenvolvimento para algo mais grandioso, mas foi mais simples do que eu imaginava. Por isso me incomodou o tanto que o autor enrola para chegar até esse momento.

Conheci essa história por essa edição da Editora Antofágica, e todo o trabalho gráfico e conteúdos adicionais foram muito bons para complementar minha experiencia de leitura. A tradução de Fabio Bonillo está bem confortável e de fácil compreensão. A apresentação de Érico Borgo e posfácios de Daniel Serravalle de Sá, Anne Quiangala e Alexandre Callari estão excelentes, com muitas informações interessantes.

Finalizo essa história com ainda mais vontade de conhecer mais mídias onde a obra de Stoker tenha influenciado. Esse é o tipo de leitura extremamente necessária para quem é fã de vampiros.
comentários(0)comente



Jptc 08/10/2024

Ótimo clássico, mas final fraco.
A história, escrita em formato de diários é muito boa para ler, com muitos detalhes para entender as situações. Gostei muito da leitura, mas o final foi muito rápido e sem dificuldades, deixou a desejae um pouco nesse quesito. De resto, ótimo livro!
comentários(0)comente



Diego176 07/10/2024

Homens e sua abstração através da fobia.
Meu deus como foi diferente a experiência de ler esse livro depois da adolescência.

Primeiramente a respeito da leitura: foi cansativa; como o esperado de uma literatura da época a qual este está localizado. O formato de relatos através de cartas é um método bastante criativo e que proporciona boa imersão, porém acaba se tornando exaustivo devido a quantidade de informações cotidianas e banais, entendo que fazia parte da construção de atmosfera e de colocar a visão de que somos tão animais quanto quaisquer outros, porém em determinados momentos este recurso se torna a extremamente cansativo, ao ponto de cortar a conexão com o livro e com os personagens (tenho plena consciência de que se trata de uma limitação pessoal).

Em segundo lugar, a trama é bem planejada até certo ponto, sem sombra de dúvidas o começo é fenomenal, a construção de clima e ambientação do lar do vampirão faz jus ao que se espera da estilística gótica, porém os arcos são em certos pontos arrastados, após certos acontecimentos fúnebres o enredo se torna lento até de mais, e a falta de informações e aparições do drácula se torna um ponto forte e ao mesmo tempo um calcanhar de Aquiles, quanto ao encerramento da obra, ainda acho frustrante a conclusão. Esperava algo um pouco mais exagerado. (Novamente essa decepção é fruto de minhas próprias expectativas).

Por último, minha própria interpretação da obra consta que o drácula e as figuras vampirescas em si, são a mais pura materialização do medo de uma dimensão sexual feminina, o drácula e as vampiras então, surgem como a personificação do medo de homens para com aspectos fundamentais da constituição sexual, como a menstruação e a libido, muito disto está construído a partir de uma base puritana e cristã daquilo que na época (e infelizmente nos tempos atuais também), é entendido como depravação sexual. (Sério, a cena da boca da vampira com sangue realmente explicitou o tanto que a menstruação assustava e assusta homens).

No final, a leitura apesar de cansativa e lenta, foi boa para análises e pra relembrar aspectos do terror em seu âmbito antropológico e psicológico. Indico a leitura sem dúvidas.
comentários(0)comente



Cams 07/10/2024

Nao gostei muito nao?
Achei um livro super maçante (e chato) de ler, falaram que era pra esperar a parte do van helsing pra ficar bom e realmente ficou muito mais legal mas isso é la pros 70% do livro ou seja você tem que passar por um calhamaço quase inteiro pra gostar

alem disso, o formato de diario me pegou um pouco no inicio mas depois foi me deixando mais perdida do que ajudando a entender?

acho que metade do problema é que o livro é longo demaaaais, se tivesse metade do tamanho seria uma leitura menos pesada e melhor

mas entendo o motivo de ser um clássico revolucionário pra epoca
comentários(0)comente



Lily114 07/10/2024

Tô tentando melhorar meu inglês através dos livros e fiquei surpresa por n ter sofrido tanto com o dracula. óbvio q tem uma linguagem diferente por ser um livro antigo, mas a forma com que a história decorreu me prendeu até. é bem fofo a forma com que os homens e mulheres demonstravam afeto através das ações, mas pelas palavras também. eles conseguem dizer facilmente como alguém é tão querido para si, e o sentimento é mútuo. não há malícia nesse grupo que, pelo acaso, se juntou para lutar para o bem mundial.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
littleanamily 07/10/2024minha estante
Minha maior tristeza é que não tem um filme que consiga capturar a essência do verdadeiro terror de Drácula. Todas as adaptações erram demais no desenvolvimento dos personagens, principalmente da Mina


Debora.Rosa 10/10/2024minha estante
Siiiiiim, com certeza!! Assisti Drácula, o clássico com Keanu Reeves e gente...nem mesmo o personagem de Drácula é fiel ao livro. No livro ele tem uma barba comprida preta com uma listra branca, bem vampiresca mesmo. Seria ótimo se Tim Burton ou Tarantino fizesse a remake bem gótica dessa livro. Realmente concordo que nenhum filme captou a essência




Lady.Olhos 06/10/2024

Surpreendeu positivamente
Eu tinha o planejamento de ler esse livro em 4 semanas, porém acabei em 1 semana e meia...
Eu esperava que fosse bom, porque afinal, Conde Drácula ainda é muito conhecido nos tempos atuais, mas também não esperava que fosse tanto.
Eu não imaginava que a história teria mais de um personagem icônico, pois até então, sabia o básico sobre o Conde (diga-se de passagem, sabia que ele era um vampiro ?).
A leitura vale muito a pena e se você gosta de audiobook, recomendo procurar também, pois tenho alguns que fazem total diferença.
comentários(0)comente



Beatriz3345 06/10/2024

Um clássico que tem que ser lido pelo menos uma vez na vida
Bom livro, definitivamente me prendeu a forma que foi escrita o modelo de cartas, diários e recortes de jornais foi algo novo pra mim me deixou intrigada, a algumas coisa que me deixaram meio desanimada a morte da Lucy foi algo que eu não esperava, definitivamente eu esperava algo melhor pro Renfield já que ele explorou tanto o mesmo, também me deixou meio decepcionada a morte do Drácula, foi fácil demais eu esperava pelo menos uma luta mais digna do Conde Drácula. Apesar disso é um livro muito bom e que definitivamente você tem que ler pelo menos uma vez na vida.
comentários(0)comente



newrmantic 05/10/2024

Bom início
Comecei a ler por ser o livro preferido do meu namorado, e apesar de já ter escutado sobre a história diversas vezes ao longo da vida, nunca tinha me aprofundado mas foi uma boa surpresa. Se alguém quer começar a ler clássicos indicaria essa tradução e a de mulherzinhas, super tranquilos de ler com costumeiras partes mais arrastadas.

O começo é assustador, e pra época deve ter sido realmente uma grande escrita, mas senti que o autor perdeu uma grande oportunidade de desenvolvimento desses personagens incríveis, e do grande monstro, o drácula.

É uma obra que busca ser um pouco realista então senti que o desenvolvimento de londres e as superstições da transilvania foram importantes, e mesmo sendo um livro de vampiros não tem nada muito extraordinário acontecendo, é um grupo de homens caçando um inimigo poderoso. Por sinal, a religião é um tópico muito presente, talvez o mais presente no livro todo e achei isso totalmente condizente com a época (1897).
comentários(0)comente



Clara 04/10/2024

Meu novo livro fav
Eu sabia q eu ia gostar de primeira e se tornou um dos meus favoritos. Eu demorei pra ler pq é meu livro de passeio no ônibus e eu tô cheia na faculdade mas valeu cada segundo. Queria apagar pra ler tudo dnv

Só tenho uma reclamação e é mais pra edição da dark side msm q botou várias coisas nd a ver parece q só pra ter várias páginas, n foi como de dorian gray onde achei super um útil q colocaram o processo do autor. Esse botaram umas coisas pra mim desnecessária (minha opinião
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



4311 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR