spoiler visualizarCarol 01/11/2020
Esperava mais
Acho que criei muita expectativa para esse livro. Sempre ouvi falar dele e do filme e tinha muita vontade de ler e assistir o filme depois. Finalmente durante a quarentena comprei o livro e quando postei no Instagram duas amigas responderam meu story falando o quanto amavam o livro e tal. Uma delas inclusive disse que era seu livro preferido, que amava o filme também e que tinha vários livros da Jane Austen que era sua autora preferida e eu nunca soube disso kkkkkk depois vi no num bookgram que sigo e confia que a menina começou a ler e não tava gostando muito, mas que insistiu e depois amou. Já imaginei que o começo então podia ser maçante pelo que ela disse. E também por ser um estilo de leitura novo para mim. Este é o primeiro clássico que leio na vida. Então aqui vai finalmente minhas considerações:
Quando comecei, achei a escrita engraçada. Como se trata de um livro antigo, já sabia que teria uma escrita mais robusta e diferente, era até um medo que eu tinha, porém é de fácil entendimento (ainda bem) mas achei engraçadinho ler algo assim. Mas algo que me incomodou nesse quesito foi que as vezes achei os diálogos confusos. Era confuso entender quem tava falando, ou a fala continuava num outro parágrafo ou na mesma linha da fala já era o narrador falando, tipo muito confuso.
Apesar disso, achei a leitura muito fluida, me surpreendi por ter 61 capítulos mas qnd comecei vi que eram capítulos curtos, as vezes de um ou duas páginas, então imaginei que acabaria bem rápido. Mas não foi o que aconteceu.
A partir daqui contém spoiler!!
Por ser uma história muito famosa e ter visto várias vezes imagens com falas legais tirada do filme, ou citações do livro, imaginei que seria um mega romance histórico entre Elizabeth e Darcy, mas fiquei super decepcionada quando vi que não era bem isso. No início a história da irmã Jane com o senhor Bingley me interessou muito mais. O senhor Darcy mal aparece e quando aparece mal fala. Achei muito aleatório ele do nada se declarar apaixonado pela Elizabeth lá na casa dos Collins. Não achei teve um desenvolvimento legal para tais sentimentos. Diferente dos sentimentos da Elizabeth, que ali sim foram desenvolvidos e explicados. As histórias paralelas eram boas, mas eu esperava algo mais focado em Elizabeth e Darcy msm, mais cenas juntos, mas romance. Isso só foi dado nos 5 capítulos finais do livro. Sem contar que acabou sendo tudo muito rápido, deu nem pra aproveitar os dois. Achava que quando ele entregou a famigerada carta, a história fosse finalmente dar uma guinada, mas continuo no mesmo ritmo de antes. E quando houve toda a história da Lydia com o Wickham que foi "resolvida pelo tio" já imaginei que tinha dado do Darcy por trás, então foi zero surpresa pra mim. E falando em Lydia, achei ela e a senhora Bennet duas personagens extremamente chatas, me dava muito ranço sempre que elas apareciam.
Enfim, é isso. Fiquei decepcionada mas as expectativas eram totalmente minhas kkkkkkk espero que o filme seja melhor.