Melo 06/02/2023
Mais apaixonada!
A cada novo volume desta história, novas tramas se desenvolvem e prendem a nossa atenção aos personagens e ao desenvolvimento da ação. Contudo, agora parece que para além do mistério e das recordações do passado, há mais o envolvimento dos sentimentos dos personagens.
Somos, logo de início, induzidos a testemunhar a reflexão de eventos que levaram a um fim trágico de personagens secundários. Algo que achei deveras interessante, e que até me arrancou algumas gargalhadas, foi o facto de um dos protagonistas tentar ensinar os mais novos a sua própria perceção, na qual não existe apenas preto e branco, enquanto os irritava para os levar aos extremos das suas crenças. E é um pouco com base nisto que conhecemos outros personagens, os quais são vistos como completamente corrompidos, até colocarmos em prática os próprios ensinamentos do Wuxian. E daí o primeiro arco do livro torna-se triste. Há algumas reflexões que podemos tirar pelo meio neste arco inicial, uma vez que se trata do perdão, do ódio, da humildade e das mentiras, e o efeito que tudo isto pode ter na roda da fortuna, bem como afetar o destino de outras pessoas.
Quando o novo arco se inicia, para além de haver a descoberta de novos sentimentos profundos e puros, retomamos o ponto do mistério e como este está a tornar-se muito mais claro e fácil de perceber os responsáveis dos problemas. Mas não se enganem. Ao leitor é dado esse conhecimento, mas os restantes personagens que não o tem focam-se unicamente no ódio e no rancor do passado há muito semeado.
As emoções são fluídas e corridas. Não conseguimos parar quietos. A cada virar de página, algo novo desenvolve-se e o nosso cérebro não consegue parar até ter todas as respostas. Por fim, chegamos ao final em aberto. Fiquei em choque por perceber que este foi ainda mais aberto do que no volume anterior, e só desejei já ter o terceiro volume para o devorar.
Gostei imenso do desenvolvimento dos personagens, da forma como estão a colocar os eventos do passado no momento certo para nos levar a ter um "background". E foi muito inteligente a construção dos arcos, pois eles conectam-se todos de alguma forma, mas cada um tem o seu início, meio e fim.
É uma leitura muito agradável. Recomendo bastante.