Khêder Henrique 15/10/2010
Superman - Identidade Secreta
Uma lição de vida em quadrinhos. Não existem outras palavras que definam tão bem o conteúdo dessa obra maravilhosamente desenhada por Stuart Immonen e escrita por Kurt Busiek. Os autores criam uma ficção a partir de uma ficção que curiosamente aproxima-se do real quando especulam sobre o que poderia acontecer se existisse na vida real um Homem de Aço caminhando (ou voando) entre nós.
No nosso mundinho real, perigoso e sem graça, um garoto comum de uma cidadezinha do interior do Kansas nasce em uma família cujo sobrenome é Kent. Seus pais tiveram a infeliz idéia de batizá-lo de Clark. Assim, o Clark Kent da vida real cresceu odiando sua contraparte da ficção. Oras, ele é uma piada sem fim. A todo momento é vítima de algum sarro dos colegas e seus familiares sempre acham que devem presenteá-lo no Natal ou no aniversário com revistas, bonecos ou qualquer outra bugiganga relacionada ao Homem de Aço.
De repente, sem mais nem menos, o jovem Clark Kent do mundo real descobre que pode voar, possui força e velocidade sobre humanas, pode ver através das paredes, rebater balas com o peito e disparar rajadas de calor pelos olhos. Mas se você descobrisse possuir habilidades extraordinárias o que faria? Essa é a resposta que o protagonista tenta encontrar durante toda a sua vida.
A saga é dividida em quatro partes que nos remetem a momentos importantes da vida do personagem. Durante a adolescência, ele aprenderá que não pode confiar a qualquer um o seu segredo, quando adulto sentirá uma necessidade enorme de compartilhar esse peso com alguém e assim por diante. Ele sabe que não é um alienígena, mas de onde vêm seus poderes? Ele pode ter filhos? Se o governo descobrisse que ele existe, será que não teriam interesse em estudá-lo? Com esses poderes, é certo ficar parado vendo gente sofrendo pelo mundo? Mas vale a pena correr o risco de ser seguido e trazer o perigo para perto daqueles que ama?
A narração em caixas de texto feita pelo protagonista é fantástica e os diálogos riquíssimos em simplicidade retratando nosso dia-a-dia. O que torna impossível não se identificar com o personagem apesar das diferenças físicas óbvias. Os questionamentos são os mesmos. Trata-se de alguém que leva a vida inteira para se encontrar consigo mesmo e o papel que deve desempenhar no mundo. As questões e respostas sugeridas são as mesmas levantadas por qualquer ser humano. Só que numa escala muito mais super.
Os painéis de Immonen são de matar qualquer aspirante a desenhista de inveja. Sua arte flui como água e as cenas de vôo do Sr. Kent são instigantes. Some a isso as lindas tomadas em que o personagem resolve “dar uma volta” para pensar. Só que estamos falando de alguém que pode ir até a lua durante a madrugada para observar a Terra ao invés de caminhar pela casa.
Identidade Secreta é um título muito feliz dado pelos autores a sua história. Possui múltiplos sentidos. Não se trata apenas de trocar de roupas, mudar o penteado e usar óculos. Todos possuímos uma identidade secreta. Seja quando compartilhamos um segredo com quem confiamos ou revelamos a quem amamos uma faceta nossa toda especial...que ninguém mais conhece.