Leo.vicente 30/09/2024
O Retrato de Dorian Gray é, sem sombra de dúvidas, uma obra sobre a beleza. Não uma beleza unilateral, "limpinha", mas uma beleza complexa, dúbia e dissimulada.
No início, a beleza de Dorian é inocente e inexperiente. É justamente o que chama a atenção de Basil, fazendo com que ele decida pintar o famoso retrato. Da inocência -- e do desconhecimento sobre a força de sua própria imagem --, Dorian se torna um narcisista, alguém preocupado única e exclusivamente com sua imagem externa.
A transformação é acompanhada por uma espécie de pacto, realizado assim que ele verbaliza seu desejo de ser belo e jovem para sempre, e se dá após seu primeiro contato com lorde Henry -- uma espécie de Mefisto. Henry (ou Harry) foi quem levou Dorian a querer viver uma vida estética, hedonística. E é por sua boca que Wilde cria as frases mais icônicas.
O pacto, apesar de parecer bom, uma vez que conserva em Dorian a juventude e a beleza, tem um lado negativo: a exposição de sua própria alma. Conforme as maldades do protagonista vão se empilhando e ganhando dimensõescada vez maiores, a imagem retratada por Basil se torna mais feia, distorcida. O quadro, que reflete sua alma, apesar de trancado a quatro chaves num quarto escuro e inabitado, faz com que Dorian tema a exposição pública de sua vileza.
Wilde não se utiliza da beleza somente no conteúdo, mas sobretudo na forma. A escrita é magistral. Enquanto os primeiros capítulos nos deixam curiosos, os capítulos finais são carregados de mistério e terror.
O Retrato de Dorian Gray é um livro que nos lembra da força da beleza, do perigo das aparências e de como a alma pode ser consumida por uma vida voltada exclusivamente aos prazeres.
___________________________________________
Citações:
"[...] a beleza, a beleza real, termina onde a expressão intelectual começa. O intelecto é, em si, uma forma de exagero, e destrói a harmonia de qualquer rosto. No momento em que nos sentamos para pensar, somos reduzidos a narizes e testas protuberantes, ou algo pior."
"O pior de se viver um romance é que a experiência destrói o romantismo."
"As pessoas, às vezes, dizem que a Beleza é meramente superficial. Talvez seja. Mas ao menos não é tão superficial quanto o Pensamento. Para mim, a Beleza é a maravilha das maravilhas. Somente as pessoas superficiais não julgam pelas aparências. O verdadeiro mistério do mundo é o visível, não o invisível."
"A única diferença entre um capricho e uma paixão duradoura é que o capricho dura mais."
"Hoje em dia as pessoas sabem o preço de tudo, mas não conhecem o valor de nada."
"A fidelidade é, para a vida emocional, o que a consistência é para a vida intelectual, mera confissão de fracasso."
"Meu caro rapaz, pessoas que amam somente uma vez na vida são, de fato, pessoas frívolas. O que chamam de lealdade e fidelidade, eu chamo de letargia de costume ou falta de imaginação."
"Apenas as coisas sagradas merecem o toque, Dorian."
"Quando nos apaixonamos, sempre começamos por nos enganar e sempre terminamos enganando os outros. Eis o que o mundo chama de romance."
"Há sempre algo infinitamente maligno nas tragédias de outras pessoas."
"Imagino que lhe dê bons conselhos. As pessoas adoram sugerir aos outros aquilo que mais necessitam para si."
"As paixões sobre cujas origens nos enganamos são as que mais nos tiranizam."
"Quando um homem comete uma tolice, costuma ser sempre pelos motivos mais nobres."
"Nunca aprovo ou desaprovo nada. Seria uma atitude absurda em relação à vida. Não fomos enviados ao mundo para exprimir nossos preconceitos morais. Nunca presto atenção no que pessoas comuns dizem, e nunca interfiro no que pessoas interessantes fazem. Se uma personalidade me fascina, seja lá o que for que essa personalidade escolha fazer me agrada profundamente."
"O motivo pelo qual pensamos tão bem dos outros é porque tememos a nós mesmos. A base do otimismo é o terror absoluto."
"Há apenas dois tipos de pessoas realmente fascinantes: pessoas que sabem absolutamente tudo e pessoas que sabem absolutamente nada."
"Há sempre algo de ridículo no destempero passional das pessoas que deixamos de amar."
"[...] é comum que as tragédias da vida ocorram de maneira tão inartística que nos machuquem com violência crua, absoluta incoerência, absurda falta de significado, completa falta de estilo."
"Deveríamos absorver as cores da vida, mas jamais lembrar dos detalhes. Os detalhes são sempre vulgares."
"O mestre de si mesmo é capaz de cessar uma dor com a mesma facilidade com que inventa um prazer."