Andre Luiz 30/07/2019
Fichamento - O Poder do Pensamento Positivo
Fichamento do Livro – O Poder do Pensamento Positivo
Capítulo 1 – Tenha Confiança em si mesmo
1) Formule e grave indelevelmente em seu espírito um quadro mental de si mesmo como sendo coroado de êxito em tudo. Mantenha sempre esse quadro no espírito. Não permita que desapareça. Seu espírito procurará desenvolver essa ideia. Jamais pense que irá fracassar; jamais duvide da realidade dessa imagem mental; seria perigosíssimo, pois o espírito, exprima deliberadamente um pensamento positivo para eliminá-lo.
2) Toda vez que um pensamento negativo relacionado à sua força pessoal lhe assaltar o espírito, exprima deliberadamente um pensamento positivo para eliminá-lo.
3) Não crie obstáculos em sua imaginação. Deprecie todos esses aparentes obstáculos. Reduza-os ao mínimo. As dificuldades devem ser estudadas e tratadas de maneira eficiente a fim de serem eliminadas; devem ser encaradas apenas como se apresentam. Não devem ser ampliadas por pensamentos pessimistas.
4) Não se deixe atemorizar por outras pessoas; procure imitá-las. Ninguém por ter a sua eficiência. Lembre também que a maioria das pessoas, não obstante mostrar confiança em si, sente-se, muitas vezes, tão receosa e tão hesitante quanto você.
5) Repita dez vezes ao dia estas palavras dinâmicas: “Se Deus está conosco, quem irá poder estar contra nós?” Romanos 8:31
6) Arranje um competente conselheiro para ajudá-lo a compreender a razão de ser de seu modo de agir. Conheça a origem de sua sensação de inferioridade e indecisões, a qual muitas vezes tem suas raízes na infância. O conhecimento de nós mesmos é um fator na cura.
7) Repita sete vezes ao dia, em voz alta, se possível, o seguinte versículo: “Poderei fazer tudo com a ajuda de Cristo; Ele me dará forças” (Filipenses 4:13).
8) Avalie exatamente a sua própria capacidade e dê-lhe depois dez por centro de acréscimo. Não se torne egoísta. Trate de desenvolver o respeito próprio. Tenha confiança na sua própria força, como sendo libertada por Deus.
9) Entregue-se a Deus. Para isso, basta dizer simplesmente: “Estou entregue a Deus”. Creia depois que está recebendo NESSA OCASIÃO todas as energias de que necessita. Sinta-as fluindo para dentro de você. Afirme que “o reino de Deus está na sua própria alma” (Lucas 17:21), na forma de uma força apropriada para enfrentar a vida.
10) Lembre-se que Deus está com você e que nada poderá vencê-lo. Creia que você está agora recebendo Dele toda a força necessária.
Capítulo 2 – O Espírito Tranquilo gera energias
Capítulo 3 – Como ter constante energia
“Mas aqueles que servem ao Senhor devem renovar suas forças; deverão subir com asas como as águias; deverão correr e não se sentir cansados e haverão de andar e não desfalecerão” (Isaías 40:31)
“O modo de pensar tem uma influência decisiva no que sentimos verdadeiramente no físico” p.43
Capítulo 4 – Recorra ao Poder da Oração
1) Deixe os seus afazeres por alguns minutos, todos os dias, para, nesse período, em silêncio, concentrar seus pensamentos em Deus. Isso fará com que se torne espiritualmente receptivo.
2) Faça depois sua oração, usando palavras simples, naturais. Conte a Deus tudo que vai lhe vai pelo pensamento. Não pense que deva empregar frases religiosas estereotipadas. Converse com Deus em sua própria linguagem. Ele o compreende.
3) Ore quando for para o trabalho, no ônibus, no automóvel, mesmo quando estiver sentado à sua escrivaninha. Recorra a pequeninas orações, fechando os olhos às coisas desse mundo e concentrando-se, por breve espaço de tempo, como se Deus estivesse presente. Quanto mais o fizer, todos os dias, tanto mais sentirá a Sua Presença.
4) Não faça sempre pedidos quando orar; em vez disso, afirme que lhe estão sendo dadas as bençãos de Deus e agradeça por elas.
5) Ore com a crença de que as orações sinceras envolverão com o amor e a proteção de Deus todos aqueles que você ama.
6) Não alimente pensamentos negativos em suas orações. Somente os pensamentos positivos é que dão resultado.
7) Manifeste sempre sua aquiescência em aceitar as vontades de Deus. Peça o que quiser, mas esteja pronto a receber o que Deus lhe der. Talvez seja melhor do que aquilo que você pediu.
8) Cultive sempre a atitude de colocar tudo nas mãos de Deus. Peça que lhe seja dada a capacidade de proceder sempre da melhor maneira e de deixar confiantemente a solução nas mãos de Deus.
9) Ore pelas pessoas com as quais não simpatiza e que o tenham tratado mal. O ressentimento é barreira número um da força espiritual.
10) Faça uma lista das pessoas por quem deva orar. Quanto mais orações fizer por outras pessoas, especialmente por aquelas com quem não tenha relações, tanto mais resultados receberá das orações.
Capítulo 5 – Como criar a sua própria felicidade
Capítulo 6 – Acabe com a agitação
1) Sente-se numa cadeira e descanse. Fique completamente à vontade. Conceba estarem em repouso todas as partes de seu corpo, desde os pés até a cabeça. Afirme esse repouso dizendo que os dedos dos pés, das mãos, os músculos, etc., se acham completamente calmos.
2) Pense em seu espírito como sendo a superfície de um lago numa tempestade, agitada pelas ondas e em tumulto e que depois se torna tranquila, sem ruga sequer.
3) Passe dois ou três minutos pensando nas mais belas e mais tranquilas paisagens que tenha contemplado, como, por exemplo, uma montanha ao pôr-do-sol, ou um vale com a doce quietude das primeiras horas da manhã, ou uma floresta ao meio-dia ou o luar refletindo em águas levemente ondulantes. Reviva na memória essas cenas.
4) Repita lenta e serenamente uma série de palavras que exprimam quietude e paz, como por exemplo: a) Tranquilidade (diga-a deliberadamente e de maneira tranquila); b) serenidade, c) quietude. Pense em outras palavras semelhantes e repita-as.
5) Faça mentalmente uma lista das vezes em que, em sua vida, você sentiu a doce vigilância de Deus e lembre-se de como Ele fez com que tudo saísse certo, quando você se achava atribulado e ansioso. Recite em voz alta este versículo de um antigo hino: “Até então a Vossa força me tem guiado e certamente continuará a guiar-me”.
6) Repita as seguintes palavras, as quais têm o extraordinário poder de trazer ao espírito uma doce tranquilidade: “Conservareis em perfeita paz aquele que tiver o pensamento voltado para vós” (Isaías 26:3). Repita-as em voz alta, se possível, de modo que, ao fim do dia, as tenha repetido muitas vezes. Conceba-as como sendo substâncias ativas e vitais a penetrarem-lhe o espírito e nele espalhando-se como um bálsamo salvador. É o melhor remédio que se conhece para eliminar a tensão do espírito.
À medida que essa técnica for sendo praticada, a tendência para a agitação e a exaltação irá modificando-se gradativamente. Em proporção direta ao seu progresso, a força que até então vinha sendo destruída por aquele hábito infeliz far-se-á sentir na sua capacidade cada vez maior para enfrentar as responsabilidades da vida. p.105
Capítulo 7: Espere sempre o melhor e persiga-o
“Sugiro que você afirme todos os dias com fé, quando enfrentar os problemas da vida, o seguinte: “Acredito que Deus me dá forças para conseguir o que realmente desejo”. p.124
“Nunca mencione coisas ruins. Não pense nisso. Elimine-as de seu espírito. Declare pelo menos dez vezes ao dia: “Espero tudo o que é bom e com o auxílio de Deus hei de consegui-lo”. P.124
Capítulo 8: Não acredito em fracassos
“Se você estiver pensando em fracassos, aconselho-o livrar-se de uns pensamentos, pois eles tendem a materializar-se. Adote o princípio de não acreditar em fracassos” p.125
Capítulo 9: Como acabar com as preocupações
1) Diga a si mesmo: “A preocupação é um péssimo hábito mental. Posso mudar qualquer hábito. Posso mudar qualquer hábito com a ajuda de Deus”.
2) Você estará atormentando seu espírito se andar às voltas com preocupações. Tornar-se-á livre delas se puser em prática justamente o contrário e cultivar mais fortemente a fé. Comece a observar a fé com todas as suas forças e perseverança.
3) Como observar a fé? Diga em voz alta, pela manhã, antes de levantar-se que você tem fé.
4) Ore usando essa fórmula: “Coloco o dia de hoje, a minha vida, os meus entes queridos e meu trabalho nas mãos de Deus. Da mão de Deus só pode advir o bem. Sejam quais forem os acontecimentos e resultados, se eu estiver nas mãos de Deus, será a vontade de Deus que se imporá e dela só pode advir o bem”.
5) Comece sempre a dizer coisas positivas acerca de tudo, acerca de todas as coisas em que você andou manifestando-se negativamente. Por exemplo, não diga que vai ter um dia horrível. Ao contrário, afirme que vai ter um dia maravilhoso. Não diga que não pode fazer tal coisa. Em vez disso, diga que o fará com o auxílio de Deus.
6) Não tome parte em conversações que provoquem preocupações; Dê sempre uma injeção de fé em todas elas. Um grupo de pessoas que conversem com pessimismo pode contaminar todos os demais com o negativismo. Conversando sobre coisas elevadas, você poderá afastar a atmosfera depressiva e infundir esperanças e alegria em todos os demais”.
7) Uma razão de se viver sempre às voltas com preocupações e achar-se o espírito saturado de pensamentos derrotistas e desagradáveis e também de apreensões. Contra isso, assinale todas as passagens da Bíblia que falam sobre Fé, a esperança, a glória e a alegria. Decore-as. Repita-as muitas vezes até que impregne com elas o seu subconsciente. O subconsciente lhe devolverá depois o que lhe deu, isto é, otimismo e não preocupações.
8) Cultive amizade com pessoas de espírito elevado. Cerque-se de amigos que cultivem pensamentos positivos e criadores de fé e que contribuem para a formação de uma atmosfera sadia. Isso o conservará sempre animado.
9) Veja quantas pessoas você poderá curar desse hábito de viver sempre preocupado. Auxiliando-as a vencer as preocupações, você adquirirá um domínio maior sobre elas.
10) Todos os dias, conceba estar vivendo na companhia de Jesus Cristo. Se Ele estivesse caminhando a seu lado, estaria você preocupado ou receoso? Então diga a si mesmo: “Ele está a meu lado”
a) Acredite que há sempre uma solução para todos os seus problemas.
b) Mantenha-se calmo. A tensão impede o curso da força do pensamento. Seu cérebro não pode funcionar eficientemente debaixo de tensão nervosa. Ataque serenamente seus problemas.
c) Não tente forçar uma resposta. Mantenha o espírito tranquilo para que a solução se apresente claramente.
d) Reúna os fatos imparcial, impessoal e judiciosamente.
e) Faça uma relação desses fatos numa folha de papel. Isso ilumina o pensamento e imprime certa ordem aos vários elementos. Você estará vendo e pensando ao mesmo tempo. O problema se torna objetivo e não subjetivo.
f) Faça sua prece, no tocante ao seu problema, afirmando que Deus iluminará o seu espírito.
Capítulo 11 – Como empregar a Fé na Cura
1) Diga o conselho de um ilustre diretor de uma escola de medicina que disse: “Quando se está doente, deve-se chamar também um pastor e não apenas o médico”. Em outras palavras, creio que as forças espirituais, assim como a técnica da medicina, são de grande importância na cura.
2) Ore por seu médico. Compreenda que Deus usa o homem como agente para auxiliar o Seu poder curador. Como bem o disse um médico: “Nós tratamos do paciente, Deus cura-o”.