Aline Marques 30/06/2019Uma nova (e necessária) perspectiva [IG @ousejalivros]Talvez você conheça a história da batalha que salvou a Europa. Mas não desta forma.
Com uma narrativa vivaz e minuciosa, Antony Beevor transporta o leitor para os episódios que culminaram na libertação de Paris do domínio nazista, há setenta e cinco anos.
Nessa operação, que é considerada a maior da história, mais de 5 mil navios com tropas americanas, britânicas e canadenses, desembarcaram na Normandia com ordens de "fazer o necessário" para alcançarem seu objetivo. O resultado foi uma luta desesperada, onde os soldados alemães se viram encurralados entre a morte certa e a fuga pouco provável, levando os cidadãos franceses a temerem por sua sobrevivência e a de seu país.
Através das ações das personalidades históricas, desde a noite anterior a chegada das tropas, Beevor reconstrói os eventos, utilizando citações e detalhes incomuns obtidos em dezenas de arquivos, entrevistas e relatos negligenciados, além de apontar as controvérsias nos "fatos" registrados pelos militares.
Ao adotar uma nova perspectiva para as abordagens de ataque (aliados) e defesa (alemã), o autor torna o seu livro indispensável para qualquer um que queira aprender sobre um período tão sombrio, de forma acessível, envolvente e emocionante.
Relançado recentemente em capa dura, esse best-seller (de vários países) já é considerado um clássico sobre o tema, ampliando o peso e significado da guerra para todos que o lerem.