Nelson.Paliarussi 28/01/2024
Leve e didático
Terminei neste domingo a leitura de "Copywriting", do Paulo Maccedo. É um livro interessante, que traz uma abordagem leve e direta sobre a escrita publicitária
Mais do que técnica de redação com pegada comercial, o livro traz uma visão interessante sobre o contexto em que um copywriter está inserido - saber onde está e o que está acontecendo é crucial pro conteúdo corporativo ganhar fôlego e conquistar o público.
O livro traz bons direcionamentos para os profissionais da escrita publicitária, sobre produção de conteúdo e métodos de venda.
Após terminar a leitura, fiz um paralelo com trechos de um podcast que havia escutado pela manhã, que abordou o storytelling como produção de conteúdo e posicionamento corporativo. É similar com o que o jornalismo prega e com o que aplico na minha rotina como redator: uma história deve ser contada do começo ao fim, com crivo e segurança de uma apuração correta. É uma estrutura de informação que vale pro interesse público, pra publicidade ou marketing direto - é feita pra encantar, e não ludibriar. ou seja: o seu conteúdo pode ensinar, entreter e informar com o objetivo de vender, mas não pode enganar.
No livro há aspectos para discordar também, e ainda bem. Visões diferentes elevam a aprendizagem, o que na minha opinião é a força motriz no desenvolvimento profissional.
Recomendo a leitura.