Ratinha de Biblioteca 06/05/20233kg a menos antes do fim do livro!Cheguei ao dr. Gundry por meio de um vídeo que um conhecido enviou em um grupo de whatsapp. Procurei o livro, comecei a ler e várias coisas fizeram sentido na minha vida! Por exemplo, uma das dificuldades que tenho com dietas é simplesmente comer uma fruta no meio da manhã ou no café da tarde: dá ainda mais fome! Ele explica isso cientificamente. Também o fato de doces diet darem ainda mais vontade de comer doce. Aliás, todas as informações possuem o artigo científico no pé de página para ser consultado.
À medida que fui lendo, fiz algumas substituições: óleo de soja por óleo de côco ou azeite, farinha de aveia por de amêndoas ou côco (que são cheirosas e muito gostosas), batata inglesa por batata doce e mais repolho, couve flor, brócolis, alface e couve na refeição. Resultado: 3kg a menos, sem esforço, ao término do livro! Há várias receitas bem fáceis de seguir.
Podemos pensar que essas coisas que o Dr. Gundry relata sobre a produção de alimentos, seja lavoura ou animais de corte, não são a realidade brasileira, o autor é médico cardiologista nos Estados Unidos. Moro no interior, numa área agroindustrial e tenho parentes e amigos envolvidos em todas as áreas da produção alimentícia.
Não há nada diferente!
Os animais no Brasil são alimentados com milho, soja e outros grãos, principalmente em grandes confinamentos que enviam para grandes abatedouros. A não ser que seja uma produção específica para exportação ou nicho de mercado restrito ($). E os agrotóxicos, utilizados pra todos os tipos de cultura, se entranham na seiva da planta, podendo causar distúrbios no nosso organismo a curto e longo prazos.
A solução é procurar alimentos orgânicos e diminuir a ingestão daqueles que, a longo prazo (ou a curto, dependendo da sua sensibilidade), irão fazer o nosso organismo adoecer.