FremenJeff 27/01/2022
O perigo do ceticismo
A Comunidade Secreta ? Roteiro Vídeo.
Em ?A Comunidade Secreta? acompanhamos uma mesma pessoa, porém dividida em uma forma animal e uma humana em conflitos do que é ter e não ter imaginação. E principalmente sobre o que o ceticismo pode fazer com uma pessoa e com sua forma de enxergar o mundo ao redor.
A Principal questão que faz esse livro extremamente polemico é as questões principais do ceticismo da Lyra. Em Fronteiras do Universo ela era uma personagem extremamente viva e imaginativa. Aqui, após os eventos de A Luneta Âmbar e agora em sua vida acadêmica, vemos ela repleta de influencias de autores inseridos na história que falam que a imaginação é lixo. E também, que os Daemons, são imagens geradas na cabeça das pessoas, portanto, lixo imaginativo e descartável.
Entretanto, esta não é a visão de mundo do Pantalaimon, ambos não concordam com as visões de mundo. É até extremamente pesado você imaginar que ambos, sendo parte do mesmo espirito estão tão divididos na ordem do que é o mundo ao redor. Pantalaimon representa a parte da alma da Lyra que vê a beleza da vida humana enquanto Lyra enxerga o mundo em preto e branco.
No centro de tudo isso, temos uma rosa que cresce em um deserto capaz de trazer imagens proféticas que faz o Magisterium ficar extremamente intrigado com as causas que pode ocorrer. Principalmente levando em questão que a rosa tem ligação com o Pó ou Partículas de Rusakov.
Ao decorrer do livro, o que alguns fãs acham extremamente lentos, porém eu gosto. Faz entendermos profundamente o quão o universo cresceu e tira o senso de imediatismo da trama, vemos a relação de Lyra e Pan chegar ao limite e Pan vai embora em busca da imaginação da Lyra.
Então a trama se divide em vários momentos. Seguindo um pouco a complexidade de tramas inseridas em A Luneta Âmbar e retornando personagens introduzidos em La Belle Sauvage, temos o retorno de Malcolm, Alice, Hannah e o enriquecimento de universo introduzido no primeiro livro de Book of Dust junto com os contos lançados anteriormente (Principalmente o Serpentine) o que deixa notoriamente benéfico que os livros extras de fato servem para algo e não apenas para venderem mais livros.
Lyra saí em busca de Pantalaimon em um mundo que ela idealizou como certo e verdadeiro e é refém inúmeras vezes da realidade cruel do que é não ter imaginação. É quase agredida por outras pessoas ao não verem seu daemon, em um navio de refugiados ela ver o quão é forte o poder de autodestruição da humanidade.
Pantalaimon em sua busca pela a imaginação da Lyra ele vai até a casa de um dos autores que colaborou para o ceticismo de Lyra para tentar entender as inspirações do autor para criar um mundo tão sem cor. Ou como o próprio Pan diz, um mundo onde os humanos e o mundo não parecem com nada do que fazem ambos serem belos.
No outro lado também temos uma trama que envolve a urgência de trazer a Lyra para causa de um personagem especifico (Irmão da Marisa Coulter) e confesso que essa parte ainda precisa de mais desenvolvimento.
Entendo a urgência e também entendo que a Lyra ainda permanece peça fundamental para o declínio ou sucesso do Magisterium, porém, agora mais do que nunca precisa de um desenvolvimento final dado que o Book Of Dust 3 que até o momento de escrita desta resenha ainda não possui termo específico.
Pullman informou em uma das suas raras entrevistas que o título terá ligação com Rosas. Aposto em títulos como ?The Garden of Roses? ou ?Roses from the South.?.
Por fim levamos o gancho para o livro final, com Lyra e Pantalaimon chegando até uma das entradas da ?Comunidade Secreta? em uma aventura que tem tudo para ser uma descoberta extremamente cativante e poética. Tão poética como está aqui.
A Comunidade Secreta é uma aventura com visões criticas sobre o que é compreender a si mesmo, crescer e a enxergar o mundo ao redor. A interseção entre religião e economia é central para a história e o Magisterium mais cruel como nunca para tomar controle de uma nova ameaça para suprimir a oposição interna e justificar a demagogia.
A jornada deste livro possui um significado politico que está muito próximo próxima da superfície tanto a crise dos refugiados quanto o estado atual da democracia. Uma cena em que uma balsa afunda um barco de refugiados é extremamente triste e trágico, principalmente quando vemos isso sobre a ótica da Lyra. Uma personagem que tinha uma visão de mundo extremamente forte e que agora enxerga o mundo com mais crueldade.
Lyra por fim descobre que a Comunidade Secreta é o mundo da imaginação, do folclore e das histórias. Lyra e sua atual geração, acho que no fundo talvez até todos nós, perdemos contato com esse mundo brilhante, porém clandestino; tornamo-nos como paz diz ?Imunes a intoxicação da beleza noturna?.
Para concluir, esta obra é um dos melhores romances do Pullman trazendo um diagnostico de cura e um trabalho de profundidade e humanidade que estabelece o autor como dos maiores escritores da Grã-Bretanha.