Cecília 16/08/2013
Entre Máfias
-
"Essas pessoas do crime organizado pensam de maneira diferente das pessoas normais. Elas se consideram especiais e acima da lei; na verdade, acima de todas as coisas. Quando não conseguem exatamente o que desejam, elas te matam. Quando conseguem o que desejam, mas decidem que não gostam de você ou que lhe devem muito dinheiro, elas o matam." - Lou Soldano.
O livro não começa exatamente com essa frase, ela aparece mais pra frente, mas já da pra perceber que Robin Cook escreveu algo muito diferente, comparado aos seus livros anteriores que já li, que em total maioria tinham como tema certas doenças fatais, experiências científicas e cenários dentro de instituição médica.
Em Cego, Robin nos leva para o mundo da Máfia, onde o desejo dos Chefões tem que ser realizados a qualquer maneira, mesmo que isso signifique liquidar pessoas inocentes. E quando digo liquidar, quero dizer liquidar mesmo. Sem hesitação. Mirar e atirar.
A história vai se desenrolando entre ação, jantares e suspense, que deixa aquela arzinho de dúvida: o que será que vem em seguida? será que A mata C? ou é B que está fazendo isso?
Mas mesmo com esse cenário totalmente diferente Robin Cook, o bom médico que é, tira uma carta fatal da manga, revelando ao leitor que sim, Medicina e Máfia podem (diretamente ou indiretamente) ser interligadas. E com isso, o resultado é um final surpreendente. Onde A e B, são dois lados da mesma moeda.