Contos de Imaginação e Mistério

Contos de Imaginação e Mistério Edgar Allan Poe




Resenhas - Contos de Imaginação e Mistério


59 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Sophia 03/11/2024

Seleção muito interessante
"Mas não é a memória da tristeza passada a alegria do presente?"
Gostei bastante, a tradução ficou muito boa: não é tão difícil de entender mas ainda soa como uma obra do Poe.
Obs: Ótimas notas de rodapé.
comentários(0)comente



Jane269 21/09/2024

"Contos de Imaginação e Mistério", de Edgar Allan Poe, reúne narrativas marcantes que mesclam elementos de horror, suspense e fantasia. A coletânea explora a mente humana e seus medos mais profundos, característica típica da obra do autor. Dois contos que se destacaram para mim foram "O Colóquio de Monos e Una" e "Um Enterro Prematuro". O primeiro, com um diálogo filosófico sobre a morte e a alma, impressiona pela profundidade e pelo clima sombrio. Já "Um Enterro Prematuro" traz uma narrativa angustiante e claustrofóbica, jogando com o medo de ser enterrado vivo, o que torna o conto intrigante.

No entanto, apesar de Poe ser mestre em criar atmosferas de tensão e mistério, o restante da coletânea me pareceu arrastado. Alguns contos se prolongam em descrições e reflexões que, em vez de prenderem a atenção, tornam a leitura maçante em certos momentos. Embora o gênio de Poe seja inegável, nem todos os contos conseguem manter o mesmo nível de envolvimento.
comentários(0)comente



Johann 14/09/2024

Contos de imaginação e mistério
O livro a seguir é uma coletânea de contos macabros feitos por Poe, ao longo de sua vida Poe participou de concursos e escreveu vários contos que são considerados de terror, apesar de que para os dias atuais estes contos não são tão horripilantes e amendrontadores como os livros de Stephen King por exemplo, claro são incomparáveis por seu tempo e conteúdo, mas leitor interessado que não temm conhecimento muito profundo sobre os escritos de Poe não espere que estes contos possam ser tão assustadores ou violentos.
É bom retomar que paraa época de Poe estes contos eram vistos de forma muito assombrosa.
Um ponto que não me agrada muito, mas isto é mais por uma questão de preferência do que uma questão de qualidade, é que por ser uma coletânea de contos as histórias não são muito grandes e por causa disto tenho certa dificuldade de me apegar aos personagens e de entender seus sentimmentos, se existe qualquer crítica que me cabe fazer, como humilde leitor que sou, para um escritor tão relevante para o deenvolvimento do gênero de terror na literatura é que acho que seria muito mais fácil se assustar, sentir medo, ou ter aquele friozinho na barriga no clímax da história se fosse possível se conectar com os personagens, o que demanda desenvolvimento, mas como consideramos que se trata de um gênero de crônicas isto é mais difícil já que isto comprometeria a forma do gênero da crônica.
comentários(0)comente



.....May......; 24/08/2024

3,5/5,0
Nesse livro tem seis contos do Edgar Allan Poe: Colóquio de Monos de Una, Silêncio: uma fábula, manuscrito encontrado numa garrafa, uma descida no maelstrom, o rei peste e o enterro prematuro.

Dos seis contos, eu gostei mais de: colóquio de monos de Una e o enterro prematuro. A escrita é antiga, então só esses dois que eu entendi melhor e gostei mais.

O que mais me chamou atenção na leitura foi porque foi escrita por Edgar Allan Poe.

Eu indico para quem entende uma escrita de 1800 e gosta de contos macabros.
comentários(0)comente



Jennyffer3 28/06/2024

Contos de imaginação e mistério, é um livro onde Poe devaneia por sua imaginação e conta histórias fantasmagóricas e nem um pouco assustadoras em minha opinião. Creio eu, que sua intenção não era fazer algo esplêndido e que ele só queria colocar para fora alguns pensamentos mortais, assim como todos nós também queremos.

Digo isso pois já li livros suficientes do Poe, sei que sua capacidade vai muito mais além do que ele se permitiu chegar e tá tudo bem, não precisamos escrever coisas extremamente legais o tempo todo (diferente do que muitos autores acham). Apesar da minha opinião ser parcialmente boa, eu gostei muito de
comentários(0)comente



Gabriel.Enderle 27/04/2024

Um clássico de fato, mas nada demais
Os contos contidos neste livro são meu primeiro contato direto com as obras de Edgar Allan Poe e ele faz jus à fama que tem, os contos possuem algo envolvente que te faz querer saber como continua. O aspecto sepulcral, tétrico e até meio macabro dos contos, esse remeter a morte é realmente uma marca registrada muito interessante. Mas os monólogos gigantescos e inacabáveis de alguns contos são maçantes demais, por exemplo no conto: "Uma descida ao Maelström" o quanto o marujo descreve(e descreve de novo) o local onde tudo ocorreu e como o fenômeno ocorre chega a ser entendiante, fui obrigado a pular uma ou duas páginas. Entendo que talvez fosse como a literatura da época era feita, ou ainda uma outra marca registrada do autor, mas não tenho como negar o que senti que foi tédio, NESSAS PARTES, NÃO NO TODO. E apesar de ter elogiado o tema fúnebre dos contos, não posso elogiar tanto alguns finais como o do: "O rei peste", sinceramente, o cenário e clima que estavam-se construindo instigava-me a crer num final muito mais elaborado e complexo, mas pareceu um final apressado e que foi pouco satisfatório, pra não dizer nada satisfatório. Tirando esses pontos negativos que citei, são boas histórias que contêm uma boa dose de suspense e se você gosta de uma literatura mais clássica, com certeza gostarás dessas histórias, mas tenha em mente os pontos positivos e negativos que escrevi.
comentários(0)comente



Thassiane93 16/03/2024

"Não fui o que os outros foram.
Não vi o que os outros viram.
Mas por isso, o que amei,
Amei sozinho."
comentários(0)comente



Rafa 06/03/2024

O livro é bem curtinho, da para ler em um dia. O último conto é o melhor de todos, com uma atmosfera de terror muito bem construída. Para quem gosta de terror o Allan Poe é certeza de boa leitura, mas acho que tem livros dele melhor que esse.
comentários(0)comente



Sophi 04/03/2024

Desculpa a nota baixa
Poe que isso? achei o livro do coração delator bemmmm melhor, não sei contos muito chatinhos, pareciam sem rumo sabe? Fui na base do ódio terminar
comentários(0)comente



Rayhan Chamoun 04/03/2024

O Diabo é perigoso não por ser mau, mas por misturar sua maldade com verdades...
Edgar Allan Poe neste livro nos brinda com narrativas que divagam sobre o caráter e suas implicações ante o bem e o mal, e cada história fornece um parâmetro interessante no que diz respeito ao estilo conhecido do autor.

Apesar do formato em prosa, o autor bebe muito de seu repertório poético e congrega metáforas e outras figuras de linguagem que denotam muito bem seu estilo gótico. É, sem sombra de dúvidas, um retrato primoroso sobre o terror enquanto gênero, e vale cada página!

site: instagram/rayhan_chamoun
comentários(0)comente



Juliana 18/02/2024

Contos extraordinários de Edgar Allan Poe
Mergulho no período gótico vitoriano, suas ideias a cerca de morte, deuses e romantismo. Vemos a idealização da morte, contos excepcionalmente bem escritos que evocam atmosfera lúgubre e assustadora.
comentários(0)comente



gmahovlic 22/01/2024

Interessante
O livro tem contos bem interessante que te fazem pensar. São curtos e instigantes sobre temas mórbidos.

Infelizmente, a edição pecou um pouco na tradução e na revisão, mas nada que atrapalhe muito a leitura.
comentários(0)comente



Rafa Mendes 26/11/2023

Bem chatinho
Esse livro tem seis contos, mas achei eles chatos e alguns difíceis de ler, os dois primeiros são os mais interessantes, mas também são os mais difíceis, pois são bem filosóficos, o restante é arrastado e sem graça, só o último que se salva, é mais fácil de ler e até interessante.
Recomendo esse livro para quem gosta de literatura gótica e para quem gosta das histórias do Poe, mas essa definitivamente não é uma das suas melhores coletâneas de contos, a parte boa é que é curto, apesar de poder ler razoável rápido, uma leitura lenta e pausada é melhor para compreensão e absorção dos contos. Boa leitura!
comentários(0)comente



_lendoemsaturno 13/11/2023

Edgar Allan Poe.
Trecho retirado do livro: [..?Não fui o que os outros foram. Não vi o que os outros viram. Mas por isso, o que amei, Amei sozinho.?..]

Gostei bastante de conhecer outras obras do Poe, mas senti que esses contos foram fracos e tediosos de ler, conheço pouco do autor, mas sei que ele tem potencial e pode surpreender, continuo gostando da forma melancólica, angustiante e inteligente que ele escreve. O conto enterro prematuro foi em disparado o meu favorito, o jeito mórbido e angustiante que ele trouxe pra esse conto foi incrível, pretendo ler outras obras do autor e super recomendo a leitura.
comentários(0)comente



59 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR