purpl3stain 24/08/2023Menos romance, mais amadurecimento pessoalO livro conta a história de Catherine, uma moça ingênua, imaginativa e bondosa, em uma viagem até a badalada cidade de Bath, para a qual é convidada pelos Allan, um casal vizinho e amigo de sua família. Lá ela conhecerá os bailes, jantares e teatros, em contraste com a vida pacata com a qual estava acostumada, e fará algumas amizades que mudarão sua visão de mundo, entre elas um rapaz chamado Henry Tilney, pelo qual se encantará logo de cara.
Com estas novas experiências, nossa "heroína" (como a chama a narradora) terá que lidar com situações que ela nunca antes experienciara, assim amadurecendo em suas relações e ações, perdendo um pouco de sua ingenuidade inicial.
A história é muito leve gostosa de se acompanhar, e, apesar de haver ali um romance, que definirá o começo e o fim da narrativa, o foco principal do livro é esse amadurecimento da protagonista ao sair da sua realidade cotidiana e conhecer mais da sociedade na qual está inserida, tanto que o seu par romântico não é tão bem desenvolvido e a maior parte do tempo está ausente.
Mais para o fim do livro ficou a impressão de que, como a narradora já havia concluído esse arco de amadurecimento da protagonista, queria terminar logo livro, mas para isso precisava dar um fim fechado para o romance. Assim, senti esse final um pouco corrido, tendo apenas uma narrativa breve do desenrolar do romance, sem cenas e diálogos propriamente ditos.