Stephany 21/01/2024Catherine Morland é uma jovem de dezessete anos que ao viajar na companhia do casal Allen, conhece a vida agitada de Bath, com seus bailes, teatros e passeios, dessa forma, vivência a alegria da companhia de Isabelle Thorpe e de seus familiares, que nem sempre é uma companhia desejável. Além dos Thorpe, Cath também conhece a estimada família dos Tilney, com quem passa a ter mais identificação e chega a conhecer a residência oficial da família, a Abadia de Northanger, que a deixa encantada e a transforma em uma detetive.
Foi meu primeiro contato com as obras de Jane Austen e, para ser sincera, a leitura foi um pouco arrastada, principalmente pelo detalhamento pro vezes excessivos de ambientes, mas passado os 40% do livro, a história se desenvolveu de modo mais interessante.
Alguns dos trechos que destaquei:
? ?Estar quase bonita é uma conquista do mais alto deleite para uma garota que teve aparência desgraciosa durante os primeiros quinze anos de vida; uma menina que é beldade desde o berço jamais terá o mesmo regozijo.?
? ?(?) como um celebrado escritor sustentou, que nenhuma jovem dama tem o direito de se apaixonar antes que lhe seja declarado o amor do cavalheiro.?
? ?Não sei como amar pessoas pela metade; não é da minha natureza. As minhas afinidades são sempre excessivamente fortes.?
? ?A pessoa que não sente prazer com um bom romance, seja cavalheiro ou dama, só pode ser intoleravelmente estúpida .?