L Soares 26/05/2023
O livro conta a história de Catherine, que deixando a cidade no interior onde cresceu, viaja para Bath acompanhando uma família vizinha, iniciando sua "aventura".
A narrativa é bem interessante, com a narradora se dirigindo diretamente ao leitor em considerações sobre sua "heroína", em uma paródia com os livros que a própria personagem gosta de ler.
Em vários momentos da história as expectativas e considerações de Catherine são com base nos livros de suspense que lê, e a narrativa mostra o contraste entre expectativa e realidade, que me lembrou a cena do filme 500 dias com ela, com a tela dividida mostrando o que o personagem espera e o que acontece de fato.
No mais, a história em si, Catherine trava novos conhecimentos em Bath, formando um pequeno círculo social. Isabela, como sua nova melhor amiga, com sua família; se encantando com Henry Tilney, e passando a interagir com a família dele; e acabando por encontrar um de seus irmãos que é amigo de John, irmão de Isabela, e que se hospeda na casa dessa família, pelo período que a protagonista está na cidade com os Allen.
Enquanto tenta escapar da insistente presença de john Thorpe, e busca passar tempo com os Tilney, Catherine vai vivendo as contradições dos demais personagens em uma caricatura bem sarcástica sobre a falta de valores e a hipocrisia, enquanto ela mesma cresce como pessoa e vai perdendo a inocência de acreditar no que as pessoas dizem, e passando a formar melhor opinião sobre as coisas.
E por fim, sua visita à Abadia para uma outra estadia como hóspede, na qual deixa sua imaginação ser cada vez mais levada pelas expectativas dos livros, fazendo-a envergonhar-se de quão longe se deixou levar pela sua imaginação.
E claro, tudo em paralelo com o romance, esperanças e desesperanças da personagem em relação a seu amado até o feliz para sempre.
É uma leitura divertida. Jane Austen é ótima desde os primeiros escritos.