A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen




Resenhas - A Abadia De Northanger


1291 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


_marquesluisa 15/07/2024

Brilhante
Tudo que a Jane Austen escreve, eu acho brilhante e esse livro não ficou de fora. A construção da história e como ela te pega do início ao fim, os personagens (por mais que alguns tenham me irritado um pouco e eu tenha ficado um pouco confusa com sobrenomes). Mas sendo sincera, mesmo sendo obcecada por tudo que a Jane escreve, esse não é o melhor livro dela, por isso dei 4,5 estrelas.

p.s.: Catherine, estou obcecada por você, seriamos super amigas com certeza.
comentários(0)comente



Amanda 13/07/2024

Não é cativante
Esse foi o terceiro livro da Jane Austen que li e abandonei por duas vezes até conseguir (e mais por orgulho do que por vontade) terminar.

A história não é cativante, não consegui me envolver ou me importar com os personagens e tudo era bem previsível e monótono. De todos os livros da Jane Austen, esse aqui é totalmente dispensável e facilmente esquecível. :/
comentários(0)comente



Johnatan 12/07/2024

Uma vez que tive contato com alguns livros da autora, essa é sem dúvidas, a experiência mais distinta. A narração ativa e com várias nuances e pontos de vista da autora sobre literatura, patriarcado e educação, soltas ao longo da história, me faz pensar que a obra foi de fato, um desabafo, em meio a um enredo bem desenvolvido, como de costume.
comentários(0)comente



EstelaGandra 10/07/2024

A abadia
A abadia de northanger não foi dos meus favoritos de Jane Austen. Mas é uma leitura agradável e uma boa lição sobre a importância de saber distinguir entre fantasia e realidade.
comentários(0)comente



Pah! 10/07/2024

A Abadia de Northanger
Esse livro foi o que eu menos gostei da Jane Austen até o presente momento. O livro não é ruim, eu gostei de como é narrado, gostei de alguns personagens, mas de fato, tudo que acontece nesse livro não conseguiu me prender completamente, fazendo com que eu demorasse mais para engatar na leitura. Mas gostei da construção da Catherine, da personalidade da Eleanor e do Henry, foi uma leitura complicada pra mim, mas em compensação, teve personagens que eu consegui me conectar bastante na história.
comentários(0)comente



Debora1121 09/07/2024

Sempre um grande prazer ler Jane Austen...
Por algumas avaliações que tinha visto, imaginei que não fosse gostar muito de A Abadia de Northanger, mas acabou sendo uma deliciosa surpresa pra mim me encantar com a história.


É um livro curto e simples, onde conhecemos Catherine, uma moça um tanto ingênua e avoada, com uma imaginação fértil alimentada pelos romances que lê, e que embarca numa "aventura" ao ser convidada por amigos da família a passar 6 semanas em Bath, onde a protagonista vai expandir tanto seu círculo social quanto sua percepção de como alguém pode ser *cof cof* falso.


Me encantei muito pela maneira como Jane conduziu a narrativa aqui, tem uma leveza jovial que combina tanto com a idade da autora na época em que escreveu o livro como com a da protagonista, que tem 17 anos.

Muito gostosinho de ler. ?


Possíveis SPOILERS abaixo:




Henry Tilney foi um bálsamo pra mim na primeira metade do livro, porque, sinceramente, eu estava a dois passos de entrar no livro e estapear a cara do John Thorpe. VOCÊ SÓ SABE FALAR SOBRE CAVALOS, CARAMBA???? NEM ELES DEVEM AGUENTAR SUA COMPANHIA. E LARGA DE SER INTROMETIDOOOOOO.

Fiquei muito contente com o posicionamento da Catherine em relação a ele e a Isabella. Apesar de eu quase ter tido um piripaque pela ingenuidade da Catherine em não ver a falsidade da então amiga, não foi algo que se estendeu pra que me incomodasse tanto, e ela logo superou isso, porque afinal, cega ela não é.

Que sujeito estranho o Coronel, ksks
comentários(0)comente



Lisi_goms 09/07/2024

Cômico e Clássico
Uma escrita muito fluida e muito engraçado. Eu particularmente não conhecia esse lado cômico da Jane. Livro bem fininho mas muito viciante
comentários(0)comente



jessica 08/07/2024

Então, confesso que fiquei perdida nos personagens porque eles são tratados pelo o sobrenome e fico confusa, também achei que demorou muito para ela chegar a abadia, que eu achei que seria o plot principal
comentários(0)comente



kissmthru 04/07/2024

Catherine morland e eu
Eu achava que não encontraria uma personagem literária que me descrevesse tanto, e que eu poderia me identificar em tantos quesitos! não pensei que poderia encontrar tanta semelhança na minha adolescência com a de uma garota de séculos atrás, e conseguir entender seus questionamentos com mais avidez do que a da maioria dos livros atuais que já li.
Jane Austen me deu um presente quando escreveu sobre a Catherine ?
comentários(0)comente



kapedroni 03/07/2024

Foi meu primeiro livro da Jane Austen e ele me despertou novamente para leitura. Fazia bastante tempo que não lia e decidi começar por esse e não poderia ter escolhido melhor! Uma leitura fácil e interessante, amei desde antes de ler e terminei querendo mais!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



July 29/06/2024

Da fantasia à realidade
"Logo lhe veio a certeza de que tudo não passara de uma ilusão que ela forjara voluntariamente."

'A Abadia de Northanger' narra a história de Catherine Morland, uma jovem ingênua, profundamente influenciada pela literatura gótica. Ao longo do livro, nossa 'heroína improvável' aprende que a vida real não é como os romances que ela adora e, com a ajuda de Henry Tilney, gradualmente vai distinguindo fantasia de realidade. Inclusive, Henry desempenha um papel fundamental no amadurecimento dela.

O livro é essencialmente uma sátira dos romances góticos, algo que fica evidente tanto pelo exagero dos personagens quanto pela ironia da narradora. Confesso que achei a leitura um pouco arrastada, mas imagino que, se eu fosse uma leitora do gênero que Austen estava criticando, ou se ainda fosse adolescente, teria gostado mais. De fato, é uma trama beeem juvenil. Aliás, é possível traçar um paralelo entre os romances góticos e os romances comerciais atuais, que frequentemente não são nada honestos conosco.

E quanto ao ponto alto do livro, para mim, foi antes de dormir imaginar as paisagens e todo o cenário no qual Catherine estava inserida. E, claro, a descrição dos personagens e o humor sarcástico da autora. Como sempre, Jane Austen faz uma leitura apuradíssima da natureza humana, valorizando comportamentos éticos e maduros enquanto critica falta de caráter e superficialidade.

Os romances góticos haviam conquistado o coração de Catherine, mas foi a verdade que transformou a sua vida.
comentários(0)comente



bregomes 27/06/2024

Um livro que eu tive que dar uma segunda chanca e me surpreendi.
A Abadia foi um livro da Jane Austen que de primeira, nao foi amor a primeira vista. Não consegui engrenar na leitura e entender a história.
Nessa segunda leitura, foi uma coisa tao fluida e gostosa, que eu terminei rapido a mesma.
Eu AMEI a Catherine, não é uma personagem memorável igual Elizabeth, mas ela tem o seu charme.
Gostei bastante do livro!
comentários(0)comente



camilaxs 26/06/2024

A leitura é boa, principalmente a partir da metade do livro. Bem diferente das outras obras que eu já li da autora, mas ainda assim é bem cativante e as cenas passam na cabeça. O maior desafio pra mim foi os Thorpe, incrivelmente insuportáveis kkk
comentários(0)comente



Yasmin.Wan-Meyl 25/06/2024

A Abadia de Northanger
Durante a leitura da obra me deparei com uma mistura de sentimentos.
A escrita de Jane Austen é, de fato, incrível, pois me fez continuar a leitura, apesar de não ter fluído para mim da mesma forma que ?Orgulho e preconceito?, toda a descrição do cenário, dos pensamentos da personagem são incríveis.

Catherine Morland é uma personagem na qual não tive tanta afinidade, porém entendo sua trajetória. A descoberta de si, o amadurecimento repentino, o fim dos pensamentos infantis para os mais adultos, suas descobertas sobre o mundo e suas decepções. Sua aventura durou 3 meses e vejo a diferença na personagem ao final de tudo e fico satisfeita com suas mudanças.
Cada personagem que entrou na vida de Catherine Morland deixou, de certa forma, uma contribuição para seu crescimento, assim como na vida, as pessoas vem e vão e nos deixam aprendizados.
É um bom livro, recomendo para jovens com seus 16-20 anos, já que a personagem tem 17 e tem toda essa trajetória de autoconhecimento.
comentários(0)comente



1291 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR