Larissa Tabosa 30/09/2023Jane Austen nunca decepciona!As vezes fico me perguntando porque postergo tanto a leitura de alguns clássicos. Não sei, mas acho que é um pouco de culpa da escola. Somos obrigados muito cedo a ler livros bons, mas densos e difíceis demais para adolescentes com tão pouca bagagem. Dessa maneira, acabamos por criar certo bloqueio com livros antigos, por medo da experiência ser exatamente como na adolescência.
Felizmente, todas as vezes em que me "obriguei" a ler um clássico a experiência foi muito agradável. Principalmente os da rainha perfeita e maravilhosa Jane Austen. Meu livro favorito da vida é dela, por isso cada novo livro que leio, sei que será um experiência incrível.
A Abadia de Northanger tem um tom um pouco diferente das demais obras da autora, mas isso nem de longe é um defeito ou torna o livro pior que os outros. Pelo contrário, encontramos aqui toda a ironia e a crítica a sociedade da época, características tão comum de Austen. E nesta obra sua ironia está ainda mais afiada, com longos parágrafos tecendo críticas ao comportamento social, aos críticos literários e a seus próprios personagens. Um deleite!
Catherine é uma mocinha um pouco diferente das demais, ela não tem a inteligência e a força de Elizabeth, Fanny ou Elinor, pelo menos não no início da história. Ela é inocente, boba e fantasiosa, sendo facilmente iludida pela primeira "amiga" que faz. Mas é tão lindo ver toda a evolução dela. A Catherine que conhecemos no início não é nem de longe a mesma que encontramos ao final. Harry também é um mocinho maravilhoso, inteligente, irônico, justo e independente, formam um lindo casal.
Neste livro fui apresentada aos personagens mais odiosos da querida Jane Austen: Isabela e John Thorpe. Tá, não sei se não os mais odiosos, pois ainda hoje lembro-me da odiosa cunhada de Elinor em Razão e Sensibilidade, mas que fizeram muita raiva, ah fizeram. Quase que nosso romance não tem um final feliz por causa desses dois infelizes.
Amei toda a atmosfera gótica e meio aterrorizante quando ela vai a Abadia de Northanger. Amei que Catherine é uma grande fanfiqueira, dei muitas gargalhadas com algumas das loucuras que passavam pela cabeça dela.
Se eu recomendo esse livro? Por óbvio que sim, Jane Austen é sempre uma boa pedida. Apenas leiam! ?