Giulipédia 18/09/2020
Não importa o gênero, apenas leia!!
É um dos menores livros de Jane Austen de fácil entendimento, divertido e muito bom se ler, adorei conhecer Catherine.
O livro conta a história de Catherine Morlan, uma garota considerada comum, com nenhum atributo que a faça sobressair das garotas de sua idade, nenhuma aptidão extra pra desenho, música, ou predileção intelectual por livros, apenas aqueles romances ditos "inúteis" que não trazem nenhum conhecimento extra de nada, livros puramente de entretenimento. Pois bem, Catherine é uma garota simples do campo que vai passar uma temporada na alvoroçada cidade de Bath com amigos da família, os Allen. A Sra. Allen fica então responsável por apresentar a sociedade de Bath para a simplória Catherine, onde esta nada tem de conhecimentos sobre a última moda usada na cidade, os assuntos mais discutidos e principalmente as malícias dos condes e baronetes para com meninas inocentes que nada sabem como lidar com esses senhores.
Esse livro trás uma crítica social literária, se é que posso chamar dessa forma, um preconceito que existe até os dias atuais, infelizmente, o preconceito literário para com alguns gêneros específicos, nesse caso o romance. Essa forma de pensar diz que qualquer obra que não tenha um conteúdo que seja de utilidade, que não traga alguma forma de aprendizado é considerado "inútil". E não apenas isso, mas vergonhosa é a consulta dos leitores que apenas consome esse tipo literário específico, como se a leitura apenas pelo ato de se entreter fosse considerada errada. É claro que nós, os verdadeiros leitores, sabemos que não é bem assim, que nenhum gênero literário é inútil e toda forma de leitura é válida, e que o aprendizado e o conhecimento também estão presentes nesse gênero, principalmente nesse! Mas acima de tudo, mas do que o desejo de conhecer, de saber, o prazer de se ler um livro, deve ser soberano sobre todos os outros motivos.
Essa história também nos mostra como podemos nos enganar sobre o caráter de alguém, e junto disso ensina a criar sua própria opinião sobre diversas situações por conta própria, sem se deixar levar por opiniões alheias, mostra como nesses casos a ingenuidade pode ser perigosa, pois ela acabar por se tornar um mecanismo de proveito próprio de pessoas maliciosas sobre as ditas "ingênuas" que apenas acreditam e se deixam levar, acreditando que não existe nenhuma segunda intenção por debaixo da primeira, acompanhar a trajetória de Catherine nesse caminho foi realmente revelador, mas paro por aqui, quem quiser saber mais vai ter que encarar a leitura desse livro maravilhoso!
Mais uma vez Jane Austen nos deixa uma lição preciosa para a vida, toda forma de leitura é válida, o importante é apenas ler! E cuidado com as pessoas interesseiras, elas podem estar mais perto do que você pensa! Recomendo a leitura a todos!!