Bia 16/10/2021
Em Lucíola temos a história de Lúcia, uma cortesã do Rio de Janeiro, que leva uma vida um tanto quanto peculiar. Não aceita presentes de seus amantes e nem faz questão de tê-los, preza pela sua liberdade frente aos homens e tem um quê misterioso, deixando a leitura agradável.
O livro é narrado no ponto de vista de Paulo, um jovem que acabou de chegar ao Rio de Janeiro, em 1855, e que fica encantado por Lúcia, iniciando um romance conturbado com a mulher. Os dois, juntos, vivem uma história de amor caótica, misturando amizade com paixão, lidando com preconceitos e permeada de problemas.
Lúcia é uma personagem muito complexa, o que chama a atenção do leitor, sendo que isso é balanceado pela chatice e machismo de Paulo, que julga todo mundo e toma decisões baseadas em coisas da cabeça dele. É uma dinâmica muito interessante, vale a pena conferir!
O livro, em si, é bom! O autor descreve as cenas nos mínimos detalhes e o personagem principal, que é Paulo, é bastante emocionado, fazendo drama e criando situações completamente exageradas. A linguagem é muito complicada, mas o mistério de Lúcia faz com que isso não seja um empecilho. Se você gosta de livros assim, vai amar este!