vicniro 19/07/2023ChocadíssimaAchei a escrita foi um pouco difícil, mas depois que pega o jeito ela começa a fluir. Em relação à história, o mistério em torno da Lúcia compensou a chatice do Paulo (apesar dela também não ser flor que se cheire), mas o vai e volta dos dois (causado principalmente pelo Paulo) achei meio cansativo. Gostei da forma como a Lúcia tratava os homens com que se relacionava (tirando o dinheiro, tendo empatia por suas famílias e coisas do tipo), mas fiquei o livro todo sentindo que faltava alguma coisa.
Um ponto que eu fiquei encucada é que as vezes o autor descrevia a cara da Lúcia que parecia que ela estava escondendo alguma coisa ou tinha algum plano por trás, então fiquei bem surpreendida pelo final e pela quebra de expectativa, não sei se positivamente, porque fiquei o livro todo esperando o momento em que ela fosse revelar seu plano maligno. Uma outra questão que fez com que eu não gostasse tanto do livro foi que pareceu que a mudança da Lúcia foi abrupta. Queria ter visto um pouco mais da transformação interior dela. Também fiquei um pouco confusa em relação aos sentimentos do Paulo pela Lúcia porque ele fica o livro todo falando que não vai se apegar, que só quer aproveitar o momento, mas fica em cima dela. Talvez, para a época, essa atitude dele faça sentido.
Quero reler esse livro em algum momento porque fiquei bem surpresa com a falta do final feliz e como a história se desenrolou. Além disso, achei bem interessante tratar de um assunto como o abuso sexual considerando o ano em que o livro foi escrito. Quero ler já sabendo o que está por vir. Depois que eu terminei, ele me lembrou um pouco Helena, do Machado de Assis.