TJAbraão 11/03/2011
Aulinha de história
A História do livro em si é algo bem clichê: O Cavaleiro bonzão, porém desprezado, salva sua[s] donzela[s] das mãos de templários malvados, através de emboscadas, torneios, duelos, lutas, batalhas em massa, etc, etc. Mas isso deve-se relevar, pois na época em que o livro foi escrito, isso ainda não era um clichê, não era tão batida e explorada como hoje em dia.
Mas ainda assim é muito interessante a leitura do livro, pois nos revela muito dos costumes e do modo de vida da antiga ilha da Bretanha medieval: A Rivalidade, submissão (e lealdade, quando servos) dos bretões aos normandos, aspectos linguísticos, o surgimento da língua inglesa, modo de vida, política, dentre vários outros aspectos.
A leitura em si como entretenimento até vale, o livro é legalzinho (Mesmo não sendo aqueeeeela aventura incrível que se espera de um livro 'épico'), mas se você ler com olhos mais críticos, com o pensamento voltado para o contexto da época em que ele se passa e que foi escrito, terá uma grande jóia nas mãos.