Dans.Castelhano 09/01/2023
Proletarier aller Länder, vereinigt euch!
Ganhei esse quadrinho de presente, o que faz com que tenha um pontinho a mais ali na hora de julgar porque foi com carinho que recebi.
No entanto, logo no começo já coloca Marx como um Hegeliano, mas claramente o cartunista Martin Rowson não conhece assim tão bem nosso querido Carl...
A leitura é rápida e super fácil, mas temos que levar em conta de que não é o manifesto político escrito no século retrasado, neste quadrinhos ele apenas diz o que todos que já leram o manifesto estão acostumados, não sendo capaz de mostrar o que realmente é o Comunismo Marxista.
Para os de primeira viagem, esse quadrinho TALVEZ seja um bom começo (de fato, é um começo, porquê é muito, mas MUITO SIMPLIFICADO as ideias neste cartoon), não percam a chance de ler o real Manifesto (Das Kommunistische Manifest) de Engels e Marx e caso houver interesse, acabe indo mais a fundo nas teorias e métodos Marxistas (e eu, particularmente ainda diria para ir atrás do que Lenin escrevia).
Por fim, de fato todos os traços, cores e linhas feito pelo Rowson foram feito de formas belíssimas e por isso finalizo a analise com essa nota.