Maurício C Jr. 17/02/2020Onde cantam os lagostinsFiquei envolto com a história de Kya, a menina do brejo, da página um até o fim. Um Lugar Bem Longe Daqui narra, de forma muito sensível e comovente, a trajetória de Kya, uma garotinha de pouca idade, que logo na primeira infância é abandonado por todos, tendo que se virar sozinha em um barracão no brejo.
Eu não sabia o que esperar da história, esse livro foi tanto me sugerido que não tive outra alternativa senão a de ler. A primeira metade do livro é um tanto lenta, ficamos indo e voltando na linha do tempo, sem saber onde vamos chegar, mas este é um dos pontos altos do livro. No brejo, nunca é o que parece ser. Mas na segunda metade a história ganha fôlego e você quer mais, mais e mais. A trama se desenrola muito bem, sem forçar a barra e sem perder a essência.
O suspense, a melancolia, a poesia, tudo se encaixa muito bem. Kya é uma personagem fantástica, muito machucada pela vida que age sempre à espreita, na defensiva, chegando a ser um pouco repetitiva. Mas não dá para esperar outra coisa, de uma garota que foi abandonada por todos, agindo de outra maneira, senão está.
O final é realmente impactante, e sou muito grato de não ter recebido nenhum spoiler. Fica aqui os meus parabéns para a autora, e a minha ansiedade pela adaptação do livro para o cinema. A história da Menina do Brejo precisa alcançar mais corações.