Analuz 05/02/2021
"Jumanji" é o livro que deu origem ao filme homônimo (assim como outras adaptações, que incluem uma série animada), mas muito se engana quem acha que encontrará aqui uma história semelhante à da película. Quero dizer... a essência permanece a mesma: um jogo de tabuleiro que rompe a fronteira entre a nossa dimensão e a selva africana, que é o seu tema. Mas os demais elementos do filme não são encontrados aqui.
No livro, temos um casal de irmãos que, por acaso, encontram o tabuleiro durante um passeio e decidem brincar com ele em uma noite em que estariam sozinhos em casa. Eis que muitas coisas acontecem, mas todas de resolução simples, afinal, trata-se de um livro infantil e devemos considerar que a narrativa toda se passa em menos de 40 páginas, sendo quase todas elas amplamente preenchidas por belíssimas ilustrações (feitas pelo próprio autor).
É natural que o filme apresente mais componentes, afinal, existe um tempo de tela a ser preenchido para prender o público. Aliás, é muito interessante a forma como a adaptação mostra o rompimento da barreira entre as duas realidades. "Jumanji" segue uma fórmula pronta em todas as adaptações, o que mostra a popularidade do filme original. E, sinceramente, não vejo motivos para mudarem isso, já que tem se mostrado uma solução muito certa.
O livro em questão, por ser infantil, é um entretenimento ideal para crianças de 7 ou 8 anos, imagino. E claro, também serve como um belo complemento aos fãs adultos que quiserem visitar a história que deu origem a tudo!
site: https://youtube.com/c/AnaluzMarinho