spoiler visualizarNae. 17/01/2023
Sobre Debase:
Okay... eu meio que não sei muito bem o que falar sobre esse livro já que ele me deixa muito dividida. Em alguns momentos estava super entretida, interessada e amarrada pela história, em outros eu só queria que acabasse rápido e não porque já tenho outros livros para ler que estão me deixando ansiosa. De qualquer forma, assim como o primeiro, é um bom livro com uma boa história e um bom desenvolvimento, ouso dizer que um desenvolvimento ainda melhor que o primeiro livro pois não tem um outro plot desnecessário sendo desenvolvido e ofuscado pelo principal, os personagens também são extremamente carismáticos, cativantes e apaixonantes, também mais que o primeiro livro pois nesse temos mais contato com os caras italianos que tanto me deixaram curiosa e encantada justamente no primeiro livro. Enfim. Mas, esse livro não é perfeito, há pontos negativos nele e consequentemente tenho algumas críticas:
1° ele é desnecessariamente longo. É um livro com mais de 200 páginas que definitivamente não deveria ter mais de 200 páginas. Sério, até nos momentos que eu mais estava entretida, já estava cansada de ler ele.
2° em muitos momentos parece que o livro não dá continuidade ao segundo e isso me incomoda profundamente porque, até a Maya e o Nikolai serem citados DEPOIS DA PAGINA 100 (demorou pra caramba só pra eles serem CITADOS NA NARRAÇÃO), eu fiquei me questionando se não havia lido na ordem errada e se esse não era o primeiro livro ao invés de Rip. O livro da uma continuidade péssima para a história, foi montado de uma forma porca, tipo, o pai deles morre (detalhe: ele não morre em Rip, o primeiro livro acaba com ele ainda vivo) e isso nem é explicado direito, assim como não é explicado como o Andrei está vivendo sendo que no primeiro a Maya passa quase que o livro inteiro achando que ele morreu. Faltou respostas. Todo o desenvolvimento deixou a desejar nessa parte.
3° irmão gêmeos. Da onde saiu esses gêmeos no final, pelo amor de deus? os únicos irmãos que são citados no primeiro livro é justamente o Andrei e a Andi, e nesse livro simplesmente brotam mais dois no final e isso nem é desenvolvido, muito menos explicado o que aconteceu com eles e porque aparentemente eles não querem ter contato com o Andrei. Também, a mãe do Andrei é a mãe da Maya? essa parte familiar é péssima nessa duologia (não sei se tem mais livros), mas, dá pra tentar relevar.