Sami43 15/04/2022
Machado de Assis e seus contos que intrigam, provocam, refletem e envolvem. Personagens que em poucam páginas provocam risadas, nojo, reconhecimento e, acima de tudo, surpresa.
Algo que amo na escrita são os absurdos. Fico chocada ao ler a audácia, a crítica. Prende o leitor de forma surreal.
A edição conta com:
A Cartomante
A relação de incredulidade em Camilo e ingenuidade em Rita formam dois opostos. Ao ir a uma cartomante, o futuro se prevê: porém, ao contrário do que se imagina, o leitor recebe muito mais do que apenas uma história de amor.
Uns braços
Inácio, de 15 anos, trabalha e vê braços maravilhosos. A primeira paixão alinhada com a falta de maldade faz o foco de sua paixão ficar confusa e restrita quanto a seus sentimentos.
Conto de escola
Garotos e a escola. Episódio de desrespeito do aluno (ou do professor?). Como as escolas devem ser, se não entediantes, frustrantes e repressoras? Ele só deseja a liberdade.
O alienista
Doutor Bacamarte abre uma clínica psiquiátrica. Quando seus métodos começam a acolher gente demais, a população se revolta ? mas como dizer não à ciência?
O espelho
Explicando a teoria de almas exteriores e interiores. O que somos? Um ser de espírito, porém um ser físico ao mesmo tempo. E podemos ser algo mutável além de nós mesmos.
Um homem célebre
A música acompanha a época. A época acompanha a música. E o músico se vê em tal dualidade, de forma que não faz nada além de se entregar a ambos.
A causa secreta
O homem que cura tem muito mais a esconder. E quando seu bizarro segredo é descoberto, seu amigo e sua mulher ficam assustados. Mas não sabem o que fazer. E a dor será vista.
Todos os contos são muito fluidos e proveitosos. Sabem aproveitar suas temáticas, e têm leitura prazerosa.
Quanto à edição, acho que os comentários não foram bem colocados. Recomendo ler "Várias Histórias" e os outros contos separadamente.