As mulheres que ninguém vê: histórias de criminalização do aborto

As mulheres que ninguém vê: histórias de criminalização do aborto Hanna Oliveira




Resenhas - As mulheres que ninguém vê: histórias de criminalização do aborto


36 encontrados | exibindo 31 a 36
1 | 2 | 3


Carou Donato 28/12/2020

Obra extremamente necessária para o real entendimento de um assunto tão delicado como este. Por várias vezes acabei me comovendo com as histórias relatadas.
comentários(0)comente



gabriela 29/12/2020

necessária
passei a leitura toda dessa obra, que é curta e densa ao mesmo tempo, me perguntando se era certo um livro conter tantos detalhes sobre o sofrimento físico e psíquico das mulheres que realizaram os abortos clandestinos.
não sei dizer se precisamos realmente ter detalhes sobre o sofrimento alheio para nos compadecer com suas dores, mas essa obra é, definitivamente, necessária. é um choque de realidade.
retrata mulheres que ficaram entre morrer sozinha, sangrando em casa ou buscar ajuda no hospital e ser criminalizada.
é uma leitura sobre a realidade do aborto no Brasil e do sofrimento da mulher, sem maniqueísmo.
comentários(0)comente



tscissa 03/01/2021

Essencial e necessário!!!
Sendo um dos livros que mais me marcaram “As mulheres que ninguém vê” é um livro-reportagem sobre quatro mulheres que no livro recebem nome de flores (mas tem suas vidas cercadas por espinhos) que foram julgadas criminosas após abortarem, sem nenhum olhar de empatia ou compreensão das pessoas ao redor.
O livro é um retrato da realidade que tantas vezes julgam mulheres por abortarem sem ao menos procurar entender quais motivos as levaram àquele ato de desespero.

Quantas vezes defendemos a vida, mas não nos importamos com o estado pré e pós gestação daquelas mulheres que não querem ter um bebê por diversos motivos que fogem da nossa realidade?

Vemos no livro a história de mulheres que foram consideradas criminosas por abortarem enquanto não há nenhuma preocupação ou interesse pelo “pai” que também poderia ser responsabilizado pelo ato. O que não é de se assustar tendo em vista a sociedade sexista que na verdade nunca foi pró-vida, uma vez que “preza” por uma vida que ainda não nasceu, enquanto não presta os devidos suportes a vidas que já existem.

O livro nos faz refletir assuntos fora da nossa realidade, não só aborto, mas várias outras situações que julgamos sem de fato compreendermos.

@digaaopovoquelivro

site: https://www.instagram.com/digaaopovoquelivro/
comentários(0)comente



fev 13/01/2021

Eu não curti muito o estilo da escrita da autora e nem a forma como ela escolheu contar as histórias. Para além disso, faltaram informações e profundidade nos relatos. O único relato digno e com detalhes mais profundos foi o último, o da Margarida. É uma pena já que o assunto que é tão importante e delicado ao ser discutido na sociedade brasileira.

No entanto, é possível destacar o quão as mulheres que praticam o aborto são condenadas e humilhadas por todos os setores da sociedade. Até mesmo por aqueles que deveriam prestar cuidados a elas. O Brasil hipócrita se respalda em um moralismo católico para condenar um ato que em nenhum momento traz qualquer tipo de sentimento positivo para a mulher que prática o aborto. É sempre um ato de desespero. Podemos identificar isso nos relatos descritos pela autora. Não há um momento tranquilo para que isso ocorra. Além dos problemas invasivos com resultados catastróficos para o corpo, há também os danos para o psicológico.

Infelizmente acredito que teremos que caminhar muito para a descriminalização do aborto em nosso país. Até lá as mulheres irão sofrer inúmeras represálias. Um assunto que ainda não é tratado pelo que é: um problema de saúde pública, mas como um pecado não deverá ter muitos avanços.

O livro é bem raso na proposta que vende.
comentários(0)comente



Carol.Czizek 23/01/2021

Difícil
É um livro muito triste, difícil é revoltante!
Dói demais ver tudo que essas mulheres sofrem por termos um sistema aonde as crenças de homens são maiores que o direito de escolha e vida de uma mulher.
comentários(0)comente



rebecavilela 24/03/2021

Dolorido!!
Gostei da escrita e dos relatos, é um livro importante pra fazer a gente encarar a realidade de quem passa pelo aborto e todo o sofrimento e violência que há além do ato em si. Muito triste e dolorido imaginar passar por algo tão delicado e ainda ter que lidar com os julgamentos e crueldade das pessoas.
comentários(0)comente



36 encontrados | exibindo 31 a 36
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR