Ricardo 20/01/2021
Contra Hegel e contra a "cristandade"
#umlivroporsemana
Espero ler um livro por semana em média neste ano. Pretendo postar breves comentários sobre minhas impressões destas leituras.
Quando estou em férias gosto de ler biografias. A segunda leitura deste projeto foi esta belíssima biografia de Kierkegaard.
Nela temos muito bem expostas a personalidade, angústias e peculiaridades do maior filósofo da Dinamarca. As influências familiares, culturais e sociais - com destaque para o relacionamento mal resolvido com a amada Regine - são traçadas em um belo estilo.
Dois destaques deste livro, para mim:
1. Os dois capítulos finais trazem um resumo de cada obra do dinamarquês. Já li alguns deles, mas, depois de ler este resumo, fiquei com vontade de ler (e reler) todos!
2. Os dois inimigos intelectuais de Kierkegaard: A filosofia de Hegel e a "cristandade". Para Kierkegaard, o sistema hegeliano acaba com o "indivíduo singular". Quanto à "cristandade", Kierkegaard a via como o pior inimigo do "cristianismo". A Igreja Estatal Luterana, contaminada pelo hegelianismo e outros sistemas, deixou de ser o cristianismo do Novo Testamento.
Que Deus me ajude a não ceder aos principados deste mundo, abandonando a fé real de Cristo no bendito evangelho!