spoiler visualizarDoraisa 04/11/2020
As Anônimas
Costumava ir todos os sábados após o curso de inglês na livraria, olhar novos títulos e considerar colocar na minha lista de desejos, em uma dessas visitas me deparei com esse livro, o Título e capa me chamaram atenção de cara, e após ler a sinopse, coloquei ele na minha lista de desejos.
Passei praticamente um ano querendo esse livro, e acabei adquirindo recentemente, e ao iniciar a leitura, mergulhei de cabeça nas narrativas muito bem construídas. As três personagens principais (Erin, Rosina e Grace), carregam histórias e características totalmente diferentes e, no decorrer do livro, o motivo que as fazem criar uma amizade é bastante inspirador.
Fiquei bastante tocada em como a autora tentou ao máximo, ter o cuidado de abordar o assunto, principalmente tornou a linguagem bastante acessível ao público alvo. Esse livro aborda temas extremamente importantes, como a sexualidade feminina e o combate a cultura do estupro.
As anônimas é uma história onde três garotas extremamente diferentes, se juntam para resolver o caso de Lucy, que havia sofrido estupro e não tinha sido ouvida. As garotas criam um grupo com o objetivo de reunir todas as garotas da escola, e lutarem contra todo o desrespeito a seus direitos e sua liberdade sexual, além também de combater a cultura do estupro normalizada pelo público masculino da cidade.
A Amy Reed faz você chorar, sentir raiva, revolta, rir, e traz toda essa narrativa das garotas, junto a suas experiências, inseguranças e problemas pessoais. É um livro que como está escrito na capa, recomendo "Para todas as garotas do mundo"
Acredito que toda garota que ler As Anônimas vai sentir esses inúmeros sentimentos que a história passa e ampliar muito mais sua percepção sobre a pauta do livro.