mylene. 27/06/2022
As anônimas
Que livro importante!
A história nos leva ao encontro de Grace, Erin e Rosina, que, por sua vez, são levadas ao encontro da história de Lucy. Inquietas, indignadas e revoltadas com a cultura do estupro, as três meninas organizam os encontros femininos d?As Anônimas, para discutir, debater e conversar sobre temas como estupro, violência sexual, objetificação feminina e machismo.
O livro aborda temas tão pesados de forma super responsável e direcionada a um público mais jovem, que também precisa ser incluído na discussão. Levanta temas importantíssimos e pertinentes, com muitas reflexões. É, acima de tudo, uma aula sobre sororidade.
Ler esse livro, especificamente nessa semana, foi uma tarefa desafiadora, porque foi uma semana em que o tema estupro foi discutido o tempo todo e em todos os lugares por causa dos últimos acontecimentos. E, por mais que seja um tema muito importante de ser abordado, não é fácil lidar com ele o tempo todo. Apesar disso, o desfecho do livro, ao mesmo tempo que acalmou, acendeu a fagulha de luta e esperança.
Por fim, eu achei as personagens tão bem desenvolvidas e construídas! A autora conseguiu conciliar tudo isso com maestria. Tão distintas e com personalidade própria, que apenas o ritmo e o rumo de cada narrativa seriam suficientes para identificar quando era o ponto de vista de cada uma.
Por favor, leiam esse livro. Só cuidado com os gatilhos.
?Porque elas são imbatíveis. Ninguém pode pará-las. Juntas, elas são uma só.?