O Último Verão de Copacabana

O Último Verão de Copacabana Clarice Lispector




Resenhas - Laços De Família


801 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Mateo Martins 30/09/2024

Minha primeira experiência lendo Clarice Lispector.
Bom... Tinha altas expectativas, que no final não foram atingidas. Achei muitos dos contos desinteressante porém em compensação eu amei a escrita extremamente refinada, ainda assim não conseguiu me emergir totalmente nela.
comentários(0)comente



Istê 30/09/2024

Clarice era genial! Ela arrasa em tudo que escreve.
Ela nos mostra que o simples e monótono pode ser poético.

"Era um instante que pedia para ser vivo. Mas que era morto."
comentários(0)comente



Giovanna.LethAcia 30/09/2024

Profundo
Foi o primeiro livro da Clarice que eu li. Confesso que achei um pouco difícil no início. Mas é uma experiência muito boa, a Clarice tem uma escrita tão detalhista, da gosto de ver o quanto ela brinca com as palavras quando vai descrever algum ato de um personagem. É tão bonito o jeito que ela descreve um sentimento do personagem gente! E quando o personagem tem uma epifania então?? Eu ficava chocada com a riqueza de detalhes! Eu quero ler outros livros dele pra pegar o jeito, me identifiquei com alguns contos e fico imaginando como que essas ideias sai da cabeça de um ser humano, sério, a Clarice era genial ??????
comentários(0)comente



Sb.arielle 29/09/2024

Meudeus estou sem reação. Clarice, é simplesmente genial. Cada conto com uma reflexão tão profunda e intensa. Sem palavras???
comentários(0)comente



caue 29/09/2024

A constelação e os mapas
Nós somos como mapas: territórios delimitados por linhas esticados sobre um papel. E a nossa geografia é toda sobre qual é o exato limite entre nós e os outros. Eu penso que os primeiros "encontros" territoriais são com aqueles a quem chamamos "família".

Lançados no mundo em conjunto a elas, pressupomos que tais pessoas são as mais conhecidas por nós. E o mistério, então, é viver o resto da vida lidando com os outros e não com elas. Afinal, toda mãe pensa conhecer a exata natureza de seus filhos. Todo marido está certo do coração de sua mulher. Todos que moram embaixo do mesmo teto acreditam que sua conexão prevalecerá pelo puro e simples prévio conhecimento recíproco.

"Familiar" não significa "algo a que se estabelece com habitualidade e intimidade. Que já foi visto ou conhecido antes" à toa.

No final da década de 70, o psicanalista alemão Bert Hellinger, junto de sua esposa, criou um conjunto de técnicas para auxiliar o tratamento de questões de saúde mental através da compreensão e da abordagem daquilo sob qual todos os seres humanos se fundam, segundo sua teoria: as relações familiares. Criou-se a Constelação Familiar, uma técnica muito utilizada até hoje.

Pontuadas essas concepções, pontuo também que essa compreensão do ser através do relacionamento que tem com seus pares parece ser o foco principal da Clarice nessa obra. E a cada conto, cada linha e parágrafo lidos, eu refletia sobre como essa viagem de impressões e de experiências sobre o retorno àquilo que você conhece é constantemente quebrado pelas epifanias, os choques e solavancos das descobertas e, principalmente, da contemplação, este que julgo ser o momento de quebra e separação do homem com o outro, para abraçar consigo o seu universo individual. Clarice parece compreender por demais tudo isso, ou se não compreende parece investigá-lo muito bem.

Quero destacar "A imitação da rosa", que foi provavelmente o mais próximo que eu cheguei de uma erupção, por falta de uma outra expressão que descreva o que senti. Bom, não há outra conclusão, ou um ponto específico a que chegue essa resenha. Ler Clarice é mascar um chiclete que nunca perde gosto: uma simples experiência que nos leva ao imortal e infinito.
comentários(0)comente



Maria20140 26/09/2024

Família e poesia
Obrigada Clarice, por mostrar que até o simples, comum e monótono pode ser poético. simplesmente arte (???????)
comentários(0)comente



mariahnrt 26/09/2024

Faz um tempo que já li então não estou com aquela emoção toda de ter acabado de terminar, por isso pode faltar coisas. Mas como sempre, Clarice arrasa em tudo o que escreve, algumas partes foram meio entediantes, mas a maioria foi de grande profundidade e entendimento, me identifiquei em algumas.
comentários(0)comente



rafisreading 26/09/2024

Lindo como tudo que clarice escreve, muito feliz de estar terminando mais um livro dela, não vejo a hora de ter lido toda a obra
comentários(0)comente



Iasmim.Suzana 25/09/2024

Inenarrável
Esse foi meu primeiro contato com Clarice, e sinceramente já me considero fã. A partir de hoje vou tentar ver as entrelinhas das "cousas". É muito difícil traduzir o que ela disse ou quis dizer, porém entendo. Ela esmiuça camadas e camadas de vidas de uma forma tão profunda, logo, é impossível não sentir nada. Meus contos favoritos foram: Devaneio e embriaguez duma rapariga, Amor, Feliz aniversário e O jantar.
comentários(0)comente



Beatriz3345 22/09/2024

Esperava muito mais
Já li apenas um livro da Clarisse (A hora da estrela) e por isso coloquei muita espectativa neste, como podemos ver pela a minha nota, acabei me decepcionando. Os contos muitas vezes me deixavam confusa ou que apesar de entender a crítica não atendiam a MINHA expectativa, por isso a maior parte me irritava e me deixavam apenas em uma tortura para acabar logo. Nem o conto que o livro leva ao nome realmente foi tão legal assim.
Para mim os contos que são dignos de nota são: Uma galinha; Feliz aniversário; Preciosidade e Mistério em São Cristóvão. Apesar do conto - O crime do professor de matemática é digno de nota também. De 13 contos só 5 eu realmente me lembro e gostei minimamente (os que foram citados). Fiquei decepcionada com a leitura.
comentários(0)comente



wesinhs 22/09/2024

Laços de família
Seria redundante falar sobre como a escrita de Clarice é simplesmente genial e emotiva. A imitação da rosa, preciosidade e os laços de família me fizeram desligar do mundo ao meu redor e me envolver com cada palavra que formou esses contos. Ansioso pra ler os próximos!
comentários(0)comente



money0806 20/09/2024

Eu achei bem gostoso pra ler,além de ser bem curtinho. Eu gostei da maioria dos contos principalmente o da galinha,feliz aniversário e a imitaçãoda rosa!
mas teve alguns que achei meio sem pé e nem cabeça ,mas todos são bem escritos ((também né é a Clarice lispector))

((esse foi o primeiro livro q li dela e tô ansiosa pra ler os outros livros q ela escreveu!
comentários(0)comente



vhseigfried 19/09/2024

???????
Entre tantos contos e o tanto que eu ouvi falar desse livro eu esperava mais, e talvez foi por isso que eu me decepcionei um pouco. Não é um livro ruim, entre os vários contos tem alguns muito bons, como o da Galinha, do Matemático, da Velha aniversariante, são esses meus favoritos. Mas entre eles existem alguns outros, que foram... Alguma coisa ?
Não sei, é um livro que eu recomendaria só para quem já gosta de antemão da Clarice.
comentários(0)comente



marinaqz 14/09/2024

Certa vez Clarice disse ?suponho que me entender não é uma questão de inteligência em si, e sim de sentir, de entrar em contato.?, e lendo esse livro pude entender perfeitamente a sua fala. Clarice não é algo para ler com pressa, é necessário sentir o texto.
Nesse livro de contos, temos inúmeras histórias diferentes que tem um mesmo tema central, as quase correntes que prendem a felicidade, que podam o amor. Todos os contos são magníficos, mas não poderia deixar de citar os dois que mais me prenderam, sendo: ?A menor mulher do mundo? e ?O búfalo?, um retrato escancarado do desespero pelo amor.
comentários(0)comente



Luiza 13/09/2024

Clarice do jeito que só Clarice é. Entre contos memoráveis e esquecíveis, a experiência de leitura desse livro ainda é única
comentários(0)comente



801 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR