O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos




Resenhas -


528 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


JoAo366 30/01/2024

No começo não estava entendendo muito, mas depois que eu comecei a entender. O livro é muito bom, eu recomendo esse livro. "Entendi que até às piores pessoas podem se tornar boas, você só precisa da uma chance, nem sempre a violência resolve"
comentários(0)comente



Luana 18/02/2022

Um clássico que destrói seu coração
" Agora sabia mesmo o que era dor. Dor não era apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar pra ninguém o segredo. Dor que dava desânimo nos braços, na cabeça até na vontade de virar a cabeça no travesseiro."

O Meu Pé De Laranja Lima é sem dúvidas um clássico da literatura brasileira, lançado em 1968 é uma obra fortemente autobiografia, e com um efeito tão impactante para o leitor pela composição das cenas, dos personagens sem dúvidas Zezé será um personagem jamais esquecido por mim.

Zezé é um menino de 6 anos que vem de uma família muito humilde, sua mãe trabalha dobrado para ajudar nas despesas e seu pai está desempregado, um menino com muitos irmãos,mas que não deixa os acontecimentos do dia a dia o abater sua imaginação e sua peraltice o leva para muitos lugares.

Para muitos Zezé é uma criança endiabrado por ser muito arteiro como se dizia na época, isso é tão fortemente falado por todos que até ele acha que tem o próprio diabo no corpo, mas o que não sabem o quanto ele é especial, inteligente, de um coração puro e sincero. E mesmo tendo apenas 6 anos de idade já se preocupa com a pobreza, com a falta de oportunidade que sua família enfrenta.

Muito vai acontecer nessa história, Zezé vai aprontar muito, mas também com sua simplicidade e seu coração puro vai nos transposta para um mundo lúdico, personagens de filmes de faroeste, árvore que fala. A pureza e a bondade de Zezé me encantou e me conquistou de imediato.

Na escola ele é muito educado, esperto e inteligente o oposto na sua casa e na rua que mora, numa de suas traquinagens ele conhece o português, esse encontro não foi nada satisfatório paga Zezé, mas o que ele não poderia imaginar que mais a frente ele e " Portuga" se tornariam grandes amigos e a transformação dele após essa amizade é nítida.

Zezé parou de fazer traquinagens, estava " bonzinho" não tinha mais o diabo no corpo, mas sim o menino jesus, como ele cita em alguns momentos, essa amizade faz com que Zezé conheça o amor, o carinho, a gratidão, sentimentos que até então essa criança não sabia que existia.

Há muito sofrimento na vida dessa criança, muitos momentos de dor física, emocional e psicológica Zezé é uma criança que leva muita surra, dos pais, dos irmãos, de estranhos e esses momentos relatados me fez sofrer demais, chorei em muitos momentos, mas mesmo aos prantos foi uma excelente leitura.
comentários(0)comente



xali 18/08/2024

Uma dor tão grande
Este livro é uma dor tão inexplicável... A inocência do Zezé e ao mesmo tempo a noção dele perante toda a tristeza ao seu redor... Que dor! Terei este livro em meus pensamentos para sempre
comentários(0)comente



Alex64 25/03/2023

Não bata em seus filhos.
Terminei essa leitura em 3 horas e 40 minutos, tempo total contando com as pausas 7h.
Preparem os lenços, essa leitura me tirou algumas lágrimas.

Em o meu pé de laranja lima acompanhamos Zezé, uma criança de 6 anos com uma imaginação enorme, bastante elétrico e de família extremamente pobre.

Ao longo da trama me identifiquei muito com Zezé, eu era igual a ele quando criança.
Somos acostumados a reclamar de nossos bens, mas se formos comparar nossa vida com a vida miserável que Zezé vivia e que infelizmente é uma realidade brasileira...

Imagine um criança que apanha tanto que as marcas no corpo são visíveis, essa é a vida do personagem constantemente.

Esse livro é uma boa recomendação para os pais que vivem espancando ou batendo em seus filhos, isso não é educação, só irá refletir no futuro em seus filhos que irão reproduzir de formas ruins toda a educação agressiva que tiveram.

Zezé é um capetinha, sempre tramando algo, ainda assim, é só uma criança, e criança tem que ser educada de formas saudáveis.

Sempre que queremos algo em nossas vidas mas não temos dinheiro ficamos desolados, imagine isso para uma criança que não pode nem ter brinquedos.

" O meu pé de laranja lima", é um clássico Brasileiro.
Com adaptações para a televisão e para o teatro.


Triste e necessário.

( nota: estou completamente melancólico depois de algumas horas dessa leitura e fiquei mais triste do que quando acordei, que vontade de chorar)
comentários(0)comente



Abya.Yala 11/03/2022

Cativante
Não costumo ler dramas, mas precisava conhecer do que tanto falavam sobre esse livro, e... fui surpreendida ao sentir no peito as dores de uma criança, a inocência de uma vida e a forma em que as coisas vão acontecendo. É um livro daqueles que a gente te vontade de abraçar e fazer carinho de tão sensível que é. Recomendo de coração.
Rayssa.Ferreira 11/03/2022minha estante
Foi pra listinha de "Quero ler"




Pedre Lukes 27/12/2023

Plantou laranja-lima colheu depressão
Amarrarei meu pescoço numa corda e me pendurarei num pé de laranja-lima em protesto à DEPRESSÃO que esse livro me deu.

É tão triste ver a história do Zezé, ver como ele se enxergava graças a fala das outras pessoas, ver alguém tao pequeno perder tantas coisas importantes em tao pouco tempo e ver todo os maus-tratos que ele sofria, fazendo ele amadurecer muito rápido para suportar tudo isso.

As analogias durante o livro sobre o amadurecimento do Zezé é algo inteligentíssimo e lindo de se ver. E a linguagem do livro é algo extremamente tranquilo.

Graças a essa desgraç de livro eu voltarei para terapia, então obrigado José Mauro Vasconcelos (eu acho).
comentários(0)comente



Camila 25/05/2023

Amei
Em "O meu pé de laranja lima" encontramos uma narrativa linda, contudo, ao mesmo tempo cruel e triste.

A história de Zezé é deveras pesada, principalmente quando levamos em consideração sua idade. As doçuras, traquinagens e inocência do protagonista logo me conquistaram, pois Zezé é uma criança cativante, muito inteligente e de uma extraordinária imaginação.

Entretanto, também nos deparamos, dentro dessa narrativa, com punições físicas pesadas demais para uma criança que por mais que tente amenizar as durezas de sua vida com uma fantástica imaginação, não deixa de sofrer, afinal, Zezé foi vítima de violência física e psicológica. E como consequência, aos poucos, acabou perdendo a inocência que uma vida infantil deveria ter.

Esse livro é belo, mas triste, nos leva a reflexões importantes como por exemplo: a extrema pobreza e abuso infantil. Entre tantos contrastes existe uma grande mensagem para todos os leitores, mas acima de tudo para nós adultos.
comentários(0)comente



Rita Aguiar 18/08/2020

aí meu deus...esse final acabou cmg, fui chorando e com o peito apertando...

Eu não tenho costume de ler livros assim, mas eu ouvi falar muito desse livro e ele realmente é ótimo... a escrita é ok, a história é de partir o coração... gostei muito e suppeeeeer indico...

não tô conseguindo fazer uma resenha pq tô muito emocionada aff e se eu deixar pra amanhã n vai ter a mesma emoção (a doida) LEIAAAAM PFVV é curtinho e ótimo
Ana Elisa 19/08/2020minha estante
Nem precisa de resenha detalhada depois desa... É textos assim que dão vontade de ler os livros, já li esse e concordo por inteiro com o que sentiu


Rita Aguiar 19/08/2020minha estante
aaa que bom :") não tive condições de transpor o que eu senti... maravilhoso dms


Giovanna.Pinhotti 14/10/2020minha estante
Ainda estou na página 67 e já chorei ! É de partir o coração mesmo...




maria_17 08/10/2024

"Do que você mais gosta? ? De você, Portuga."
Perdi as contas de quantas vezes eu chorei lendo o livro. É um livro muito triste, muito profundo, muito realista. É triste saber que é uma biografia e que ele passou por tudo isso sendo tão pequenininho, fiquei muito triste que a Glória e o Luís também se foram. Não tenho muito o que falar, mas o livro é muito bom e também vai ser favoritado.
comentários(0)comente



Luana.Nantes 07/04/2020

Dentro do passado
É muito interessante reviver um passado em que você nunca esteve, e perceber a diferença gritante de uma época pra outra, e também sentir que algumas coisas não mudam tão facilmente.

É uma leitura nostálgica e delicada.

Mais uma de minhas leituras de áudio book que me roubaram várias lágrimas.

Super indico, principalmente pra você que gosta de saber mais sobre um passado que você não viveu!!!
comentários(0)comente



Arthur Peixoto 17/01/2023

A inocência de uma criança...
É impossível ler esse livro e não se emocionar... A história de Zezé, um menino de quase 6 anos, que possui uma inteligência e esperteza superior a crianças de sua idade, que enxerga e enfrenta uma vida muito pobre com uma inocência e sinceridade enorme. Com momentos muito emocionantes, tristes, revoltantes e felizes, vemos o quanto a vida é muita dura, até mesmo injusta, e o quanto isso impacta em toda a nossa existência. Recomendo muito a leitura.
Jeh 20/01/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso!




Anna 22/07/2023

Pra vida...
Primeiro livro do José Mauro e simplesmente quero ler tudo que ele já escreveu.

É maravilhoso como a gente se afeiçoa ao Zezé tão rápido, não tem explicação, passei o livro todo querendo entrar nele, acolher o Zezé e da um pouquinho de felicidade pra ele. Mesmo em uma realidade tão cruel, é lindo ver a pureza que o Zezé ainda possuía, e o quanto passava isso pra irmão mais novo, em contra partida ver todo o sofrimento do Zezé é mt triste e angustiante; em várias partes precisei parar a leitura pq não conseguia mais ler pq a visão já tava embaçada de tantas lágrimas. Com certeza é favorito da vida, que vou querer reler (daqui uns anos, para me recuperar), agora quero ler as continuações.
comentários(0)comente



Leka 02/08/2023

O livro mais triste que eu já li em toda a minha vida
Eu comecei o livro achando ele fofo mas um pouco triste por toda a vida do Zezé e as dificuldades da família mas a história foi se aprofundando e eu posso afirmar que esse é o livro mais triste que eu já li na minha vida. Eu chorei tanto lendo e sentindo uma revolta tão grande também por ser apenas uma criança de 5 anos e o final me quebrou demais. Não tem como terminar feliz, mas com aquela angústia e tristeza por causa da pobre criança ?
comentários(0)comente



eduarda2470 28/06/2024

O Meu pé de Laranja Lima
Esse livro foi a coisa mais linda que li! Fiquei tão emocionada, tão tocada... Como é triste a vida das crianças... Acho que esse livro (junto com o livro Ruby) vai ser uns dos livros que me motiva a ser uma professora que observa e cuida dos alunos. Que livro maravilhoso, eu tô encantada! ?
comentários(0)comente



klausklore 24/03/2023

MEU FAVORITO DA VIDA!
é difícil pensar que isso tudo aconteceu com uma criança de 5 anos. com uma narrativa cativante e leve vc compreende o protagonista e compreende que a visão que ele tem sobre o pé de laranja lima é importante para o zezé!!

simplemente incrível e de te dar lágrimas nos olhos!!
comentários(0)comente



528 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR