Luana 18/02/2022
Um clássico que destrói seu coração
" Agora sabia mesmo o que era dor. Dor não era apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar pra ninguém o segredo. Dor que dava desânimo nos braços, na cabeça até na vontade de virar a cabeça no travesseiro."
O Meu Pé De Laranja Lima é sem dúvidas um clássico da literatura brasileira, lançado em 1968 é uma obra fortemente autobiografia, e com um efeito tão impactante para o leitor pela composição das cenas, dos personagens sem dúvidas Zezé será um personagem jamais esquecido por mim.
Zezé é um menino de 6 anos que vem de uma família muito humilde, sua mãe trabalha dobrado para ajudar nas despesas e seu pai está desempregado, um menino com muitos irmãos,mas que não deixa os acontecimentos do dia a dia o abater sua imaginação e sua peraltice o leva para muitos lugares.
Para muitos Zezé é uma criança endiabrado por ser muito arteiro como se dizia na época, isso é tão fortemente falado por todos que até ele acha que tem o próprio diabo no corpo, mas o que não sabem o quanto ele é especial, inteligente, de um coração puro e sincero. E mesmo tendo apenas 6 anos de idade já se preocupa com a pobreza, com a falta de oportunidade que sua família enfrenta.
Muito vai acontecer nessa história, Zezé vai aprontar muito, mas também com sua simplicidade e seu coração puro vai nos transposta para um mundo lúdico, personagens de filmes de faroeste, árvore que fala. A pureza e a bondade de Zezé me encantou e me conquistou de imediato.
Na escola ele é muito educado, esperto e inteligente o oposto na sua casa e na rua que mora, numa de suas traquinagens ele conhece o português, esse encontro não foi nada satisfatório paga Zezé, mas o que ele não poderia imaginar que mais a frente ele e " Portuga" se tornariam grandes amigos e a transformação dele após essa amizade é nítida.
Zezé parou de fazer traquinagens, estava " bonzinho" não tinha mais o diabo no corpo, mas sim o menino jesus, como ele cita em alguns momentos, essa amizade faz com que Zezé conheça o amor, o carinho, a gratidão, sentimentos que até então essa criança não sabia que existia.
Há muito sofrimento na vida dessa criança, muitos momentos de dor física, emocional e psicológica Zezé é uma criança que leva muita surra, dos pais, dos irmãos, de estranhos e esses momentos relatados me fez sofrer demais, chorei em muitos momentos, mas mesmo aos prantos foi uma excelente leitura.