Teixeira 06/01/2024
The Patient ? 3.75 ?
> 'The Patient' foi uma leitura estranha e, por vezes, difícil de digerir.
Mal somos introduzidos ao hospital e ao ambiente que, em geral, serve de cenário à história, partilhamos já um pouco de loucura com os pacientes que mal conhecemos. Cada parte escrita, cada contacto com as pessoas, através da leitura, deixa-nos ligeiramente menos sanos. Cada dia, sessão, relato, cassete, subida de elevador e tudo mais e tudo menos leva-nos a uma estranheza extrema, envolvida por confusão. Sentimo-nos um pouco perdidos também.
É um ambiente de loucura que nos vai consumindo pouco a pouco, desde o início até ao fim. O fim não deixa de ser estranho, curioso e que nos confunde um pouco mais e deixa espaço para mais - aqui utilizamos um pouco da nossa loucura para o entender, para o fazer ter sentido, para escrever mentalmente um último post, um epílogo, que termine de forma um pouco mais macabra e triste este livro.
Esta foi a história de um paciente que é descrito de forma alternativa, interessante, por vezes difícil, detalhada. Um paciente que levou muitos à loucura, e que levará muitos mais de nós a ela.