Faty. 31/03/2024
Uma das melhores leituras do ano
A casa dos espíritos acompanha quatro gerações de mulheres da família Del Valle-Trueba e é cheio de elementos fascinantes que caminham pelo realismo maravilhoso povoando nossa leitura e imaginação com personagens que levitam e tem visões sobre o futuro, cachorros grandes como ursos ou dinossauros, cabeças que habitam porões e espíritos que transitam pela casa como se membros fossem. Mas não se enganem, misturando-se ao enredo fantástico, Allende trata com muita importância de temas espinhosos como violência contra as mulheres, violência sexual e infantil, questão agrária, a luta dos trabalhadores e revolução, entre tantos outros que poderia citar por horas.
As mulheres desse livro, com destaque especial para Clara, a clarividente, são o trunfo principal da autora. Mulheres não fortes no termo mais desgastado pelas redes sociais, mais complexas e profundas, com qualidades e defeitos muito bem trabalhados em personagens que tanto são capazes de sensibilizarem-se com a condição de desigualdades sociais, inspirando lutas, como podem não se importar tanto assim com isso, dando valor à amores que duram décadas, sem que, por isso, deixem de ser interessantes e bem construídas.
Mas sem dúvida, o forte enredo político foi o que mais me prendeu e impossível não ter tido certos gatilhos quando o tema da ditadura militar se impõe nessa história. Há pouco mais de um ano, no Brasil, no 08 de janeiro, fomos assaltados com toda a sorte de acontecimentos que nem mesmo o realismo fantástico seria capaz de descrever. Ainda estamos às voltas com o autoritarismo e ler sobre ditaduras na América Latina continua indigesto em 2024.
Apesar dos temas densos, a autora escreve com muita desenvoltura o que torna a leitura fluida, gostosa e até mesmo divertida. É uma experiência literária que, sem se desprender de importantes reflexões políticas, entretém. Características que mais me fascinam numa obra literária. Fico feliz de ter entrado em contato com esse livro que se tornou mais um favorito. Recomendo.