A casa dos espíritos

A casa dos espíritos Isabel Allende




Resenhas - A Casa dos Espíritos


1396 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Paula 07/01/2023

Amei!!!
Iniciei esse livro com um pouco de receio não sabendo sobre o que se tratava a história. O nome te entrega um sentido para o desenrolar da trama, porém temos um contexto histórico muito bem explorado.

A forma como a autora abordou a história da família dentro do contexto histórico foi muito rico e interessante.

Ótima leitura!!!
Entretanto é bom lembrar que não é uma leitura rápida.
Mylenarg 07/01/2023minha estante
Segue de volta?


Giovanna 07/01/2023minha estante
Oiii queria saber como que faço pra ler???




Ludmila 03/01/2021

Está entre as melhores leituras da vida
Através do realismo mágico (me trazendo à tona sempre o formidável Gabriel Garcia Marques), narrativa de uma saga familiar em 3 gerações, cuja estória culmina no contexto histórico do golpe militar chileno.

A partir de 2 narradores que se complementam perfeitamente, Isabel Allende mistura ficção e fatos reais numa sensível narrativa que nos toca totalmente. Além de personagens perfeitamente desenhados e totalmente amarrados que nos incitam a querer saber o que vai acontecer com eles, o livro cumpre seu papel em criar memória e assim não deixarmos que os horrores da história se repitam.
Lais.Lagreca 04/05/2021minha estante
Um dos melhores livros que li!!!




Lissa Marin 30/05/2021

?Ao amanhecer, Alba avistou em meio á multidão que já começava a se dispersar a inconfundível figura de Miguel, que seguia gritando, com uma bandeira nas mãos. Abriu passagem até ele, chamando-o inutilmente, porque ele não conseguiria ouvi-la naquela algazarra. Quando chegou á sua frente e Miguel a viu, passou a bandeira ao que estava mais perto e abraçou-a, levantando-a do chão. Os dois estavam no limite de suas forças e, enquanto se beijavam, choravam de alegria.?
A Casa Dos Espíritos
Maria17758 30/05/2021minha estante
Esse livro é uma das coisas mias lindas que eu já li na minha vida, inesquecível!!




lucasandrade 27/03/2024

Uma história fluida e cativante
Me lembrou em diversos momentos Cem Anos de Solidão e acabei por fazer a comparação, esperando um final mágico. Mas com toda certeza tem também sua magia e misticismo, história e personagens cativantes e intrigantes. É uma ótima leitura.
Fernanda 28/03/2024minha estante
Então não foi só comigo que isso aconteceu ? também achei que lembra ?cem anos de solidão?




Coruja 26/12/2019

Era para ter lido esse livro em junho, como parte do Desafio Corujesco, mas a Allende acabou me encontrando numa época complicada e posterguei ad infinitum para terminá-lo. Sorte minha que persisti; até porque, A Casa dos Espíritos foi tema de um dos encontros do clube do livro de que participo.

Para começo de conversa, o que posso dizer sobre A Casa dos Espíritos é que não se trata de um livro fácil. Os ciclos de violência que perpassam todo o enredo me obrigaram mais de uma vez a parar e respirar fundo antes de ir em frente. Ao mesmo tempo, os momentos de leveza e absurdo, o humor com que eles são infundidos te fazem sentir acolhido: há qualquer coisa na essência desse livro que soa familiar e confortável. A obra de Allende é uma orgulhosa e surpreendente representante do realismo fantástico que é típico da literatura latino-americana.

Embora boa parte da narrativa seja dominada pelo violento e autoritário Esteban Trueba, o protagonismo aqui vai para as mulheres, gerações de mães e filhas que se sucedem em suas lutas e crenças - e que, curiosamente, compartilham um significado em seu nome -: Nívea, a sufragista; Clara, clarividente; Blanca, artista; Alba, sobrevivente e narradora da história. Conflitos sobre terras e questões políticas dividem espaço com o drama familiar que une essas pessoas, presas numa roda de erros que se repetem e cobram seu preço.

O livro não diz às claras que a ação se passa no Chile à época do golpe de Pinochet, mas não é difícil entendê-lo. O curioso é como ela continua tão atual. Talvez a palavra que eu devesse usar aqui não fosse ‘curioso’, mas sim ‘dilacerante’, porque enquanto debatíamos no café esse livro, a TV às nossas costas noticiava a onda de violência e repressão contra manifestações sociais no Chile. Uma prova a mais de como a História é cíclica e o ser humano não aprende com seus erros...


site: https://owlsroof.blogspot.com/2019/12/o-resumo-da-opera-decada-ainda-nao.html
lorenapolli_ 10/01/2020minha estante
Li A casa dos espíritos final do ano passado. Me marcou bastante, principalmente a peculiaridade de cada personagem - as mulheres são muito "elas", ainda sim, diferentes umas das outras. E o contexto histórico então nem se fala, do Esteban já idoso condenando as mudanças e com isso, condenando a própria família. Acho que vi muito disso, não só na situação do Chile, mas na nossa situação atual como nação, mais desunida do que nunca. Esse livro me emocionou bastante também, senti a dor da perda dos personagens como se fossem velhos amigos.




Nath 28/07/2024

Um livro denso e com final que faz tudo valer a pena
Levei mais tempo que o esperado para terminar de ler esse livro, acho que estou com ele a uns 4 meses. No meio do caminho li outros, lia 1, 2 páginas e parava, acho que por ser um livro denso, de muito conteúdo para todos os personagens.
Caminhando para o final do livro eu achei que não seria um dos meus favoritos por achar que a história era longa e se arrastava demais, por mais que eu lembrasse de todos os personagens como se eu os conhecesse.
Mas o final foi tão gostoso, tão bom que fez o livro inteiro fazer sentido. Eu amei.
Tenho o princípio de manter apenas os livros especiais na minha estante, esse vai permanecer por um tempo, com certeza.
Mari 28/07/2024minha estante
Ganhei esse de aniversário mas ainda não estou pronta para pegar kkkk fiquei um tempão também lendo Anna Kariênina




spoiler visualizar
Mila Campos 28/03/2024minha estante
Acho que vou dar uma chance pra esse livro, viu




Bookster Pedro Pacifico 26/02/2020

A casa dos espíritos, de Isabel Allende – Nota 10/10
Romance histórico, realismo mágico e narrativa acompanham as gerações de uma família. Essas são três características que me chamam bastante atenção em um livro. No caso de “A casa dos espíritos”, todas estão presentes!

Percorrendo grande parte do século XX, a escritora chilena constrói uma narrativa acompanhando três gerações de mulheres da família del Valle Trueba. A primeira delas, Clara, é a personagem central do livro e, na minha opinião, a mais marcante. A infância de Clara é marcada por acontecimentos trágicos e por uma peculiaridade: a garota tem poderes sobrenaturais: consegue pressentir os acontecimentos futuros, se comunicar com espíritos e mover objetos. Mas não pense que essa característica de Clara seja um aspecto tão relevante da obra. Na verdade, essas habilidades da personagem dão apenas um toque de fantasia e encantamento na história, sem conseguir distanciar o ambiente construído por Allende da realidade da sociedade chilena do início do século XX. Puro realismo mágico! •
Em meio a imprevistos, Clara se casa com Esteban Trueba, um personagem com presença forte ao longo da obra. Trueba é a figura do conservador e da entidade patriarcal tão comum naquela época. Dessa união entre dois personagens tão diferentes nasce Blanca, que também herda um pouco da mágica da mãe. Blanca logo passa a fazer parte do rol de personagens bem construídos na obra. São tantos acontecimentos relevantes na vida de cada um que torna impossível a tarefa de resumir a história para vocês. O que posso contar, no entanto, é que por trás desses momentos narrativos tão bem contados encontramos diversas temáticas de reflexão. São os conflitos que se repetem ao longos das gerações. •
Assim como Clara e Blanca, o leitor é apresentado a Alba, que inaugura a terceira geração de mulheres dessa família, mas o passar dos anos altera a realidade do Chile e, a partir de Alba, acompanhamos um momento histórico marcado por repressão e resistência. Como não podia deixar de ser, Alba também herda a magia e o protagonismo das mulheres tão fortes que a antecederam.

Uma das melhores leituras de 2019!

site: https://www.instagram.com/book.ster/
Waleria Fenato 10/01/2024minha estante
De fato, uma verdadeira obra prima de Isabel Allende, sem dúvida melhor leitura de 2023




Valentina.Dummer 14/07/2024

Incrível
A leitura desse livro foi enriquecedora, amei a forma como foi escrito como alguém contando a história de três gerações de uma família chilena no século XX. A autora traz questões ideológicas e politicas no livro também que se tornam um dos pontos centrais da narrativa.
O livro me deixou muito interessada em saber sobre a história da família e como o enredo ia se desenrolar.
Reginaldo Pereira 14/07/2024minha estante
Esta obra é realmente incrível!!!!




sherloking 31/01/2021

Confesso que ainda estou impactada com a genialidade de Isabel Allende que, ao longo desse livro, nos faz acompanhar três gerações de mulheres incríveis e tem como pano de fundo os acontecimentos históricos e políticos do Chile desde o começo do século XX até a culminância do golpe militar.
Vivi inúmeras emoções nesses capítulos e só posso dizer que me surpreendeu além das expectativas!
Jéssica Amorim 31/01/2021minha estante
Maravilhoso. Li 2 vezes




Giacomet1 12/04/2024

A saga de uma família rica
Livro conta de maneira maravilhosa a história da família de Clara e Esteban Trueba. No início, achei a história apenas interessante, mas um pouco enfadonha, porque há muito detalhamento. Mas depois que me acostumei com a escrita de Isabel Allende, o livro fluiu demais. E a cada acontecimento narrado, aparentemente situações normais para uma família rica, a evolução do livro fazia a história se transformar. Ao final, ficou uma percepção de que a autora elaborou toda a ficção envolvida na família Trueba, com uma profundidade formidável, usando dos acontecimentos históricos que levaram à ditadura chilena. E as personagens são muito envolventes. Clara, Blanca e Alba e as demais mulheres são retratadas em toda a sua humanidade, mesmo quando há elementos fantasiosos. E os homens da história são retratados como homens do seu tempo.
Adriana 12/04/2024minha estante
Amo tanto esse livro ?




Aline 24/05/2024

Lição de História
Há muito tempo, li este clássico do realismo mágico, e, agora, nessa releitura, vejo o quanto me escapou. Terminei o livro, e fiquei com vontade de lê-lo novamente, pois decerto iria ter melhor aproveitamento.

Acho que conhecer um pouco da história do Chile, e também um pouco da história de vida da autora (pertencente à família de Salvador Allende), enriquece sobremaneira a compreensão do livro.

É impressionante como, mesmo vivendo em outro país, e em outro momento histórico, verificamos diversas semelhanças com o que se sucedeu aqui (no Brasil).

?Dirijo-me àqueles que serão perseguidos para lhes dizer que não vou renunciar: pagarei com minha vida a lealdade do povo. Estarei sempre junto de vocês. Tenho fé na pátria e em seu destino. Outros homens superarão este momento, e, muito mais cedo do que se pensa, serão abertas as grandes alamedas por onde passará o homem livre, para construir uma sociedade melhor. Viva o povo! Vivam os trabalhadores! Estas serão as minhas últimas palavras. Estou certo de que meu sacrifício não será em vão.?
Margô 26/05/2024minha estante
Bom recorte você trouxe da obra de Allende. Este livro é incrível!!




Thaís 16/05/2024

Life changing
Acho que é o melhor livro que ja li... o livro que vou levar pra vida com mto carinho e indicar pra todo mundo.
A delicadeza de contar histórias me surpreendeu.
Ansiosa pra ler mais livros dessa autora
Luiz Leitor 21/05/2024minha estante
lê Violeta!!!




Robtavares 18/05/2024

Se tivesse mil estrelas, daria
Eu amo a senhora escritora deste livro, sua escrita, pra mim, é magnânima. Já li 13 ou 14 livros dela e espero ler todos. Não sei como vivi até aqui sem ter lido antes este clássico estupendo! MARAVILHOSO!!!
nay.gba 18/05/2024minha estante
A bonita é a minha autora do desafio anual, tá na minha mira ?




Isadora 27/07/2020

A Casa dos Espíritos
Um romance histórico de gerações da família com mulheres fortes. Uma ótima leitura, profunda e angustiante em alguns momentos.
Maria Luiza 27/07/2020minha estante
Desejo este livro há muito tempo, acho que está na hora de investir...




1396 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |