samelaslm 25/10/2020
UAU!
RESENHA: Viagem ao centro da Terra
Olá, leitores! Tudo bem???
Hoje vamos acompanhar mais uma aventura escrita pelo nosso amado escritor Júlio Verne.
? Preparados para mais uma volta literária?
Nossa aventura começa na casa do professor Lidenbrock, homem impaciente e determinado (era mais teimoso que determinado, mas tudo bem), e de seu sobrinho aprendiz Axel.
Apaixonado por livros antigos, seus acabamentos e páginas, o professor retornou, um dia, com um achado muito interessante que guardava um segredo, uma descoberta!
Enquanto sobrinho e tio o analisavam, encontraram um manuscrito em uma língua antiga que se tratava de uma mensagem do cientista Saknussem relatando uma descoberta revolucionária.
Lidenbrock deu seu suor e sangue para desvendar o enigma, mas somente Axel o decodificou. E lá estavam! Indicações de um cientista sobre a possibilidade de alcançar o centro da Terra.
Logo, o sobrinho (totalmente obrigado e cheio de medo, afinal não queria embarcar em uma missão que resultaria em sua morte certa) e seu tio foram para a Islândia, onde encontraram o Hans, seu calmo e passivo guia, para essa aventura.
Viveram altos e baixos, mas que aventura... que descoberta...
Gente, esse livro é demais!
Sempre que parava para ler, ficava presa nele!
Júlio Verne inicia com uma narrativa mais lenta abordando a personalidade das personagens de modo a entendermos mais a frente muitas decisões e reações delas durante a expedição.
Eu tive a sensação de que a história ia crescendo e me envolvendo cada vez mais. Fiquei aflita com as dificuldades e deslumbrada só de imaginar as suas maravilhas.
É impressionante a propriedade que Verne aborda sobre as questões científicas! Apesar de em seu mundo literário extrapolar as descobertas da ciência em relação ao centro da Terra, percebemos que ele domina muito bem os conteúdos.
Tinham partes nessas explicações científicas que eu ficava meio assim: ??? hahahahahaha. Mas com uma atenção um pouquinho maior, consegui entender bem seus significados.
Minha última observação sobre o livro é na verdade sobre a literatura em geral. É muito interessante perceber que os textos de época refletem o que acontecia em cada uma. Seja em relação a citações de acontecimentos históricos do período, seja pelas ideias e conceitos.
Percebemos no livro a questão das (ainda) hipóteses em relação ao centro da Terra: será que a temperatura aumentava gradualmente conforme nos aproximávamos do seu centro, será que a Terra era uma esfera oca?
Hoje já temos essas respostas, mas Júlio Verne se aventurou e imaginou de modo incrível uma nova possibilidade.
Óbvio que recomendo né?! Amei muito!
E vocês? Já leram ?Viagem ao centro da Terra?? Querem ler? Já leram outro livro do Júlio Verne?